Notícias

Postado às 07h30 | 19 janeiro 2021 |

Logística federal falha, vacinação atrasa e 11 estados só começam campanha hoje

Após problemas na logística do governo federal no envio de vacinas aos estados, com alterações repentinas dos horários dos voos e atropelos na comunicação, pelo menos 19 estados que aguardavam a chegada de lotes da Coronavac na tarde desta segunda (18) ficaram sem receber as doses.

Onze deles, a exemplo da Bahia, Amazonas e Rio Grande do Norte, tiveram que alterar o cronograma e só vão iniciar a imunização nesta terça-feira (19).

O atropelo na operacionalização de entregas provocou críticas de governadores e autoridades de saúde locais.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e governadores tinham acordado em antecipar a data de quarta (20) para terça (19). Mas, na manhã desta segunda, no evento em São Paulo no qual o ministro anunciou que os estados estavam liberados para começar a vacinação a partir das 17h do mesmo dia, equipes de governadores tiveram a impressão de improviso.

Os problemas foram grandes. Em alguns casos, autoridades estaduais já estavam aguardando nos aeroportos, quando foram surpreendidas pelas mudanças.

"Todo mundo foi esperar no aeroporto, e nada. A previsão era meio-dia, depois mudou para 16h. Agora já deve ser 18h. Até que descarregue, não tem como iniciar hoje. Impossível. Só devo começar amanhã", disse o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), à coluna Painel, da Folha.

Com informações da Folha

 

​ ​