Cultura

26 de maio de 2022

Parque das Dunas divulga programação para a Semana do Meio Ambiente

O Parque Estadual Dunas do Natal “Jornalista Luiz Maria Alves” preparou uma programação especial e diversificada para a Semana Estadual do Meio Ambiente – SEMA 2022, de 1º a 05 de junho.

Com o tema “Uma Só Terra”, o Parque reforça a mensagem promovendo atividades que fortalecem o contato com a Natureza e alertam para a responsabilidade individual e coletiva da temática.

Adultos e crianças poderão participar de oficinas, trilhas dos sentidos e interpretativas, resgate de brincadeiras populares, sessão do Planetário Barca dos Céus, com a UFRN, Oficina de Terrário, feira de livros, entre outras ações durante a SEMA.

De acordo com a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, cada atividade foi feita para agradar o público e chamar a atenção para a responsabilidade conjunta da restauração ambiental. “A programação foi planejada com o intuito de oferecer aprendizado de forma interativa e lúdica sobre o Meio Ambiente. O contato com a natureza é essencial para nossa coexistência com tudo o que nos cerca, e dessa forma, poderemos aprender a viver em equilíbrio, desfrutando das potencialidades que a vida, em suas diversas formas, pode nos oferecer. Além de aprender a cuidar e valorizar nossa casa, a Terra”, afirmou Mary.

No dia 1º, durante a abertura oficial da SEMA, acontecerá o lançamento da linha de camisetas da Associação de Proteção e Conservação Ambiental Cabo de São Roque, a fim de potencializar a conservação das tartarugas marinhas no litoral potiguar. O evento ocorrerá no anfiteatro Pau-brasil, do Parque das Dunas.

A Unidade de Conservação, na quinta-feira (02), recebe o projeto “Pegada Ecológica”, promovido pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), a partir das 8h. A ação tem como objetivo apresentar aos participantes a metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais e como está essa relação com o meio ambiente, utilizando um aplicativo com perguntas aos participantes de ações que promovem o impacto ambiental.

No terceiro dia, sexta-feira (03),haverá uma Oficina de Terrário, das 8h às 11h, ministrada pela gestora ambiental do Parque das Dunas, Rayssa Dias. Inscrições no site do Parque:parquedasdunas.rn.gov.br. Bem como ocorrerá a Oficina de Incrustação de Insetos com os biólogos Rogério Ferreira e Fernando Farias, às 8h15, no Centro de Pesquisa – Laboratório de Zoologia, no Parque.

O laboratório da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN promove a atividade “Vida Invisível”, das 09 às 16h, no Lago artificial do Parque das Dunas. A ação terá o uso de microscópio e lupas para visualização de pequenos seres vivos (os plânctons) existentes no lago da Unidade.

No sábado (04), os visitantes do Parque poderão participar da Sessão do Planetário Barca dos Céus da UFRN’, das 9h às 14h. E no período da tarde, a partir das 17h, os usuários do parque vão participar da Projeção Mapeada Casa Mãe Terra, um Projeto do Jornada no Bosque.

Finalizando a SEMA 2022, no domingo (05), está previsto o passeio Jornada de Bike, realizado pelo Programa Jornada no Bosque, Instituto Casa D’Água, em parceria com o Parque das Dunas e outras instituições.

No período da tarde, ocorrerá a I Feira Criativa do Projeto Mulheres das Dunas, na Rua da Torre (lateral do Parque das Dunas), das 15h às 17h. Os visitantes terão acesso à exposição de materiais confeccionados por mulheres do projeto “Mulheres das Dunas”, realizado em parceria com o Coletivo Aboio.

Confira a programação completa no site: parquedasdunas.rn.gov.br