Cidade

23 de maio de 2022

Defensoria promove quarta (25) ação “Pop Móvel” de atendimento à população em situação de rua

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) irá promover uma ação itinerante de atendimento à população em situação de rua com o uso da Van dos Direitos. A proposta, denominada “Pop Móvel”, busca levar o atendimento da instituição para locais em que tradicionalmente há concentração de pessoas em situação de rua. A primeira ação irá acontecer nesta quarta-feira (25), a partir das 16h, no centro da cidade.

A ação é uma proposta do Núcleo de Defesa dos Grupos Sociais Vulneráveis e da População em Situação de rua (Nudev) da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte. Nesta primeira itinerância, o equipamento da instituição fará dois pontos de parada, iniciando na região do Viaduto do Baldo e indo, em seguida, para a Praça Vermelha.

Durante a ação, a equipe de atendimento do Nudev irá abordar as pessoas em situação de rua buscando verificar se possuem alguma necessidade de atendimento, de forma a preservar direitos. Os interessados poderão ainda se dirigir ao veículo para apresentar suas dúvidas legais e, se necessário, apontar a necessidade de abertura de ação judicial.

VAN DOS DIREITOS

A “Van dos Direitos” foi adquirida pela DPE/RN por meio de um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O veículo é equipado com motor de luz, internet, ar-condicionado e dois balcões de atendimento.