Notícias

Postado às 09h00 | 28 maio 2021 |

Alimentos importantes para manter a imunidade alta; confira

No último ano a palavra imunidade se tornou comum no dia a dia dos brasileiros, isso porque estar com a imunidade alta ajuda no controle de algumas doenças. Por isso listamos aqui, com o auxílio do nutricionista do Sistema Hapvida, Dr. Alexandre Neves, alimentos benéficos a esta ação.

1. Frutas cítricas

"Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo".

2. Vegetais verdes escuros

"Alimentos como brócolis, couve, espinafre são ricos em ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, e também pode ser encontrado no feijão, cogumelos (como o shimeji e o shiitake) e a carne de fígado".

3. Alimentos ricos em zinco

"Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico".

Segundo o nutricionista, outras opções saudáveis são as oleaginosas, tomate, alimentos fonte de ômega 3 e com ação antioxidante, gengibre, pimenta, iogurte, alho, cebola, geléia real, própolis, óleo de coco, lichia, batata yacon e gérmen de trigo.

Além disso algumas atitudes são essenciais para manter a saúde em dia: durma de 6 a 8 horas de sono com qualidade; não fume; não fique demasiadas horas no sol; evite bebidas alcoólicas; procure formas para aliviar o estresse; pratique atividades físicas moderadamente; só use medicamentos quando realmente for necessário; tenha sua carteira de vacinação em dia; mantenha uma alimentação balanceada.

 

​ ​