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Postado às 09h00 | 13 janeiro 2021 |

Profissionais usam experiência dos clientes para vender mais, segundo pesquisa

A Carratu Digital lançou antes do Natal, de forma exclusiva para seus clientes e colaboradores da pesquisa a  edição do dos Desafios dos Profissionais de Marketing, que traz as principais tendências e práticas de profissionais no meio.

Realizado com mais de 200 profissionais de marketing com foco maior na região do Nordeste, o estudo aponta que o uso de dados está se tornando uma razão para traduzir cada vez mais e melhor a experiência da jornada de compra e pós compra dos clientes em suas empresas.

A constante transformação do marketing

O comportamento do consumidor e suas expectativas, fazem com que as empresas e a sociedade em geral acompanhem estas transformações na mesma velocidade que o consumo acontece na internet. E os profissionais de marketing estão preocupados com isso, como aponta dados da pesquisa, onde 38,2% dos profissionais dizem que os times de marketing entendem quase ¾ de toda a jornada de compra que os clientes de suas empresas realizam.

O que o mercado está absorvendo cada vez mais?

Os profissionais de marketing apontaram que a inovação e o engajamento dos clientes em tempo real são as principais prioridades e desafios que eles têm. Atualmente a maior parte dos entrevistados identificam que as áreas de estudo para 2021 serão Análise de Dados e Growth Hacking (marketing orientado a experimentos e crescimento rápido).

Mas diante destas duas matérias de estudos apontadas na pesquisa, a gestão de pessoas e o controle de campanhas (métricas) ainda são pontos de grande relevância, em especial para a diretoria de marketing.

Marketing mais empático através de dados

À medida que os consumidores passam a navegar cada vez mais, parte disso impostos pela crise do COVID-19 em 2020, a importância em se aumentar o engajamento de forma mais empática e personalizada, se tornou uma missão no meio digital. Para atender essas expectativas únicas de cada indivíduo os profissionais de marketing estão mudando a maneira como capturam e gerenciam os dados dos clientes e aumentam o uso de tecnologias como inteligência artificial (IA) que os ajudam a aproveitar tudo isso ao máximo.

Quem são os novos indicadores de sucesso para as empresas?

Na pesquisa foi identificado que a maturidade dos profissionais de marketing está em um nível alto, compreendendo que eles serão analisados pelo sucesso através de 3 dados, KPI’s, Leads e Vendas.

Quais são as responsabilidades do profissional de marketing?

Ter um bom planejamento é razão básica não só para o profissional de marketing, como para todos na empresa, e parte deste esforço recai na forma como o departamento faz suas entregas internas. A pesquisa demonstrou que 75% dos entrevistados, dizem que é o departamento comercial que mais recebe material do marketing, consequentemente as estratégias devem andar em conjunto.

Marketing ajuda a aumentar o valor dos negócios

Conforme as empresas começarem a passar da crise para a recuperação e a adaptação ao "novo normal", já no início de 2021, os profissionais de marketing terão uma oportunidade única de transformar relacionamentos confiáveis com os clientes em valor comercial.

Cada vez mais métricas como a satisfação do cliente, engajamento digital e valor da vida útil do cliente (LTV na sigla em inglês) são utilizadas pelos profissionais de marketing para obter uma imagem satisfatória de como aumentar a relação comercial.

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