BLOG - Arquivo SA

postado às 09h15 | 26 de abril de 2022

Potiguares celebram as boas chuvas registradas pela Emparn em todo o RN

Na tradição nordestina, chuva é sinal de muita fartura. E no Rio Grande do Norte, o volume de chuvas 8,6% acima da média esperada para os quatro primeiros meses de 2022, até este domingo (24) tem garantido um bom inverno e trazido a esperança de boa safra e colheita na produção agrícola. Para os potiguares, significa também segurança hídrica no abastecimento de água dos municípios, com aumento das reservas que atualmente alcançam 43,59% da sua capacidade total, dado do dia 18 de abril, divulgado pelo Igarn.

O sistema de monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) registrou um volume médio no período de janeiro a abril deste ano de 466,7 milímetros (mm) em todo o estado, enquanto o esperado era de 429,8 mm. A região que mais recebeu carga d´água foi o Oeste Potiguar, com o acumulado de 560.6mm.

“Nesse final de abril e início de maio, as chuvas continuarão ocorrendo em todas as regiões, com bons índices, devido as boas condições termodinâmicas dos oceanos atlântico e pacífico”, explica o chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

Com as chuvas que deverão ocorrer até o final de abril, o estado ficará na condição climatologia de normal a acima. Até o momento, são 63 municípios na condição normal e 14 na de chuvoso. Pelo mapa do monitoramento deste domingo (24), divulgado às 9h15, as chuvas mais intensas nas últimas 24h ocorreram na Microrregião de Pau dos Ferros.

Apesar dos altos volumes de chuva registrados nas últimas 24h, segundo o coordenador da Defesa Civil Estadual, o coronel Carvalho, o Estado não apresentou ocorrências graves. “A Defesa Civil do estado está acompanhando as chuvas que começaram a cair na sexta e continuaram sábado e hoje. Apesar dos volumes expressivos registrados ontem, não fomos acionados para prestar apoio a nenhum município”, afirmou.

A previsão para o resto do dia deste domingo é de poucas nuvens na região do Alto Oeste, podendo chover à noite. Na região de Mossoró e Vale do Açu, céu parcialmente nublado com chuvas. Seridó, Agreste e Litoral, parcialmente nublado a claro.



postado às 09h15 | 26 de abril de 2022

RN participa com estande próprio na ABAV Travel SP no interior de São Paulo

Fortalecendo as ações para promover o Estado, o Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) marca presença na edição de 2022 da ABAV Travel SP, que acontece nos dias 28 e 29 de abril, em Águas de Lindóia/SP.

A ABAV Travel SP é considerada uma das principais feiras turísticas nacionais, anteriormente chamada de AVIESP. Nesta edição, o Rio Grande do Norte terá estande próprio com a participação efetiva do trade potiguar, com representantes do trade potiguar.

“O interior de São Paulo é um dos principais mercados emissores de turismo do RN, e vamos aumentar mais a nossa promoção fomentando os voos diretos vindos dessa região”, declarou o diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis.



postado às 09h45 | 20 de abril de 2022

RN firma compromisso de redução em 50% das mortes e lesões no trânsito até 2028

O estado do Rio Grande do Norte aderiu nessa segunda-feira (18) ao Plano Nacional pela Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A assinatura do termo de compromisso foi registrada pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), Jonielson Pereira, e pelo secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, em solenidade realizada no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em Natal.

O momento contou com a participação do vice-governador do RN, Antenor Roberto, além de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Projeto Vida no Trânsito (PVT), Conselho Estadual de Trânsito do RN (Cetran), Detran/RN, Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), entre outras instituições envolvidas na pauta da segurança viária.

O diretor do Detran/RN, Jonielson Pereira, explicou que a iniciativa do Governo do Rio Grande do Norte tem como foco a ampliação da segurança no trânsito estadual, já que as 160 ações prioritárias direcionadas pelo Pnatrans agem de maneira programada até 2028 estimulando a redução em 50% no total de mortes e lesões decorrentes de acidentes no trânsito.

“O Pnatrans une os governos Federal, Estadual e Municipais na construção de um trânsito menos violento. Cada um desses entes vai agir integrado para alcançar suas metas que é a de reduzir em 50% as mortes ocorridas no trânsito brasileiro. É uma meta ousada que vamos buscar aqui no Rio Grande do Norte”, comentou o diretor Jonielson Pereira.

Já o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, destacou o empenho das demais autoridades de trânsito para o sucesso do Pnatrans no Brasil, informando que o plano tem potencial de preservar 86 mil vidas em 10 anos. “Com a assinatura do termo de compromisso do Governo Federal com o Rio Grande do Norte, o plano começa a ser posto em prática em mais da metade dos entes federados. Com a mobilização, cresce a conscientização de condutores e, consequentemente, mais vidas são salvas no trânsito brasileiro”, ressaltou.

Até o momento, além do Rio Grande do Norte, aderiram ao Pnatrans o Distrito Federal, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Roraima, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco.

 



postado às 09h45 | 20 de abril de 2022

Infarto é mais perigoso em mulheres do que em homens

A cada 12 minutos, duas mulheres morrem em decorrência de cardiopatias no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. O número alarmante revela a necessidade da prevenção e de ações de conscientização. Dor ou desconforto na região do peitoral em forma de aperto, podendo irradiar para o braço esquerdo, as costas e o rosto, suor frio, palidez, falta de ar e sensação de desmaio, são sintomas preocupantes, por exemplo, de infarto. Este ataque cardíaco é diagnosticado de forma diferente entre os homens e as mulheres. 

''Isso acontece porque o coração de uma mulher é ligeiramente menor do que o de um homem, cerca de dois terços do tamanho. Existem pesquisas atestando também que as frequências cardíacas médias, por exemplo, são mais aceleradas no público feminino. Inclusive, a chance de termos um infarto é maior, pois temos artérias coronárias mais finas e maior tendência a sofrer com obstruções não apenas nas artérias principais, mas também nas menores, que fornecem sangue ao coração'', explica a cardiologista do Sistema Hapvida, Dra. Gisele Correia. 

A médica ressalta ainda que, de acordo com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen-Brasil), entre 2019 e 2021, o número de infartos em mulheres de 20 a 29 anos cresceu 23%; na faixa etária de 30 a 39 anos, o aumento foi de 38%. ''Geralmente, as pacientes deixam de lado a existência de sintomas porque acabam associando ao estresse e cansaço. A consequência, infelizmente, é fatal. Por isso, incentivamos as consultas regulares a cada um ano para aquelas saudáveis e a cada seis meses para as que têm fatores de risco como hipertensão, diabetes e obesidade'', afirma a especialista. 

 



postado às 09h00 | 14 de abril de 2022

Detran trabalha conscientização e respeito à faixa de pedestres em Natal

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realizou mais uma ação educativa na zona Sul de Natal, nessa quarta-feira (13). A intervenção focou as orientações na travessia de ruas e avenidas utilizando a faixa de pedestres. A medida de conscientização e alerta aos pedestres aconteceu na Av. Engenheiro Roberto Freire, na faixa situada em frente ao Vilarte.

Durante a ação, os técnicos do Detran abordaram diversos pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de outros veículos. As informações repassadas pela equipe do órgão de trânsito estadual apontavam para a segurança na travessia, lembrando a importância de fazer o “sinal da vida” para alertar os condutores, aguardar a parada dos veículos, e somente depois iniciar a travessia da avenida com segurança, evitando acidentes e preservando vidas.

A ação contou com a equipe do teatro pedagógico do Detran, composta por três atores vestidos de palhaços onde são apresentadas canções com temas de segurança no trânsito e abordagens lúdicas à população que circulava na área da intervenção educativa. “Esse é um trabalho de educação e conscientização importante, pois tem o objetivo de preservar vidas no trânsito. Também já faz parte das ações educativas do Detran que serão intensificadas durante o Maio Amarelo, que é um mês voltado a segurança, chamando a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e como podemos mudar essa situação”, explicou o subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Flávio Câmara.

Outro ponto importante desenvolvido no decorrer da ação educativa foi a abordagem a ciclistas, motociclistas e condutores de veículos. A medida buscou orientar para o respeito a faixa de pedestres, a importância de reduzir a velocidade ao se aproximar desses locais e atender a solicitação das pessoas que sinalizam para atravessar ruas e avenidas. “Se os pedestres fizer a sua parte de sinalizar, aguardas a parada dos veículos e seguir, como também os motoristas diminuírem a velocidade ao visualizar a faixa dando preferência aos pedestres não haverá acidentes e teremos o trânsito que buscamos, ou seja, trânsito seguro”, concluiu Flávio Câmara.



postado às 09h00 | 14 de abril de 2022

Centros de Excelência em Negócios e em Empreendedorismo são reabertos em Natal

Após dois anos fechados e boa parte das atividades suspensas por conta da pandemia, dois Centros de Excelência em Negócios e em Empreendedorismo do Rio Grande do Norte foram reabertos nesta terça-feira (12), em Natal.

Dessa maneira, o Núcleo de Prática de Negócios (NPN) e o Empreende UnP retomam atividades presenciais, agregando valor às instituições parceiras locais que fomentam a prática profissional e a criação de novos negócios.

Sediados na Universidade Potiguar (UnP) da Unidade Roberto Freire, zona Sul da capital, os espaços promovem inovação e tecnologia, além de serem um diferencial no mercado de trabalho para estudantes, profissionais formados, pesquisadores e toda a cadeia produtiva potiguar.

Tais características foram reafirmadas em solenidade que marcou a reabertura das atividades. O evento também contou palestra do empreendedor Pablo Farias, fundador do Loucos por Coxinha, e lançamento dos 12 projetos de extensão da área de Negócios que serão executados ao longo do semestre 2022.1.

“Somos agentes transformadores. Tudo o que é executado aqui influencia no desenvolvimento individual, gera impacto na sociedade e transforma vidas. Essa é a nossa missão”, afirma o coordenador dos cursos da Área de Gestão e Negócios da UnP, professor Eduardo Arruda.

Tanto o Núcleo de Prática de Negócios quanto o Empreende UnP somam forças com instituições parceiras como Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Sebrae RN, Sistema Fecomércio (Sesc e Senac), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RN) e Banco Santander.

Projetos de extensão

·         Comunicação Multiplataforma para Micro e Pequenas Empresas

·         Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX)

·         Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF)

·         Sem Fronteiras

·         Modelo Potiguar das Nações Unidas (POTIMUN)

·         Conexão 101

·         Núcleo Estudantil de Treinamento e Serviço (NETS)

·         M de Mulher

·         PodMais

·         Mapeando Processos

·         Desenvolva-se

 Sustentabilidade Ambiental e Empreendedorismo



AUTOR

Saul Amorim