Arquivo SA

Postado às 08h45 | 27 janeiro 2021 |

Padre Vicente Fernandes faz 10 anos à frente da Paróquia de Santa Rita de Cássia

Tomando posse em 26 de janeiro de 2011, após uma celebração presidida pelo Arcebispo Emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, o tourense Vicente Fernandes da Silva Neto chegava a uma das paróquias mais tradicionais do interior do Rio Grande do Norte. Padre Vicente já acumulava experiências em Riachuelo e Angicos, e chegava em Santa Cruz com a missão de fortalecer não apenas a Paróquia, mas o recém-inaugurado Santuário de Santa Rita de Cássia, com a maior estátua católica do mundo.

Em 2017, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, renovava a provisão para sua permanência em Santa Cruz. Os párocos normalmente são nomeados por seis anos.

Para comemorar os 10 anos à frente da Paróquia da santa das causas impossíveis, a comunidade vai se reunir para uma Santa Missa em ação de graças por esta data especial, nesta terça-feira (26), às 19h, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, com todos os cuidados sanitários exigidos, além da transmissão pelas redes sociais, no @paroquiasantaritarn.

LEGADO

Durante seu paroquiato, o Padre Vicente executou importantes ações pastorais e de infraestrutura na Paróquia de Santa Rita de Cássia, como ampliação do cadastro de dizimistas; criação de novas pastorais, grupos, movimentos e serviços; construção das capelas de Mãe Rainha (Cega Matilde), São José (DNER) e São Miguel (Miguel Pereira Maia); construção de capelas na zona rural; construção da nova casa paroquial, Comunidade PETRUS; reformas das capelas dos bairros; reformas na Igreja Matriz e colocação da cúpula na torre; ampliação e melhorias no Santuário de Santa Rita; doação de terrenos para obras em benefício do município; iniciação da experiência de área pastoral em Japi e São Bento do Trairi; renovação da frota de veículos da Paróquia; criação da TV Santa Rita e sistemas de transmissão pelas redes sociais; e muitas outras ações.

Postado às 09h00 | 25 janeiro 2021 |

Detran realiza ações de educação e fiscalização no litoral Norte

Nesse final de semana as ações da Operação Verão 2021 realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) teve como foco o litoral Norte do Estado com concentração da equipe de educação na praia de Muriú, município de Ceará-Mirim, e a de fiscalização percorrendo boa parte das praias da região Norte.

O Detran mobilizou os educadores de trânsito que atuaram estrategicamente com atividades direcionadas aos condutores de veículos. As ações contaram com a participação do teatro educativo do Órgão, onde três atores agem de maneira lúdica construindo abordagens em forma de canções e humor, onde são repassadas informações importantes sobre segurança no trânsito, conduta consciente para motoristas e pedestres, além de alertas sobre legislação de tráfego.

Na blitz educativa, que contou com o apoio do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), foram trabalhadas informações sobre os perigos da mistura álcool e direção, riscos do excesso de velocidade e de ultrapassagens indevidas, uso correto do capacete e do cinto de segurança, a proibição de utilizar celular ao volante, uso adequado de conduzir criança em dispositivos de segurança, como também manutenção básica do veículo antes de pegar a estrada.

Já fiscalização focou o trabalho no sentido de coibir a circulação proibida de veículos na orla, no sentido de evitar ocorrências de acidentes envolvendo banhistas que estão utilizando as praias. A medida também abordou condutores para checar a documentação dos motoristas e veículos, como ainda a prática de estacionamento irregular sobre faixas de pedestres ou pontos proibidos pela sinalização viária.

A fiscalização flagrou condutores insistindo em circular com seus veículos na faixa de areia de praia, colocando em perigo a integridade física dos banhistas. Nessa situação, o motorista infrator pode ser autuado no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo a infração de natureza média, com perda de quatro pontos na CNH e multa no valor, podendo o veículo ser apreendido, caso o condutor não respeite a determinação do agente de retirada do automóvel da área proibida de circulação.

O planejamento da Direção Geral do Detran é manter intensificadas a fiscalização e a educação para o trânsito no litoral do Estado durante todo o período de veraneio.

Postado às 09h00 | 25 janeiro 2021 |

Sistema Hapvida apresenta novo VP para área de digital e inovação

Com soluções diferenciadas e a busca pela excelência, o Sistema Hapvida anuncia a chegada de um novo vice-presidente para a área de Digital e Inovação, Barna Eross. A contratação faz parte da estratégia assertiva da operadora de modernização dos seus processos de TI. O executivo responderá por esse movimento e ações que envolvem esse ecossistema sob a área recém-criada em prol do desenvolvimento tecnológico na saúde, incluindo os projetos da Superintendência de TI e da Diretoria de Inovação e Transformação Digital.

O objetivo principal da operadora com a nova vice-presidência é assegurar a inovação tanto tecnológica quanto digital, de modo a garantir atendimento de qualidade a preço competitivo. “Venho para um desafio interessante do ponto de vista profissional que é inovar para salvar vidas. A operadora aposta na transformação digital para diminuir o tempo de espera dos atendimentos, otimizar processos e facilitar a vida dos beneficiários. O desenvolvimento de novos produtos e serviços e a democratização do acesso à saúde, em qualquer plataforma que o paciente precisar, são os pilares da minha gestão enquanto líder da transformação digital da companhia”, diz Eross.

Formado em Economia, com especialização em Informática e Master em Gestão de Projetos e Consultoria na Hungria, Barna Eross vem da Tata Consultancy Services onde começou em 2008 como Gerente de Contas, passando para Head de Operações de TI onde exerceu a função de 2009 até 2020.  Tem passagem também pela Grepton.

https://www.linkedin.com/in/barnaeross/?locale=fr_FR  

Sobre o Sistema Hapvida
Com mais de 6,7 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como um dos maiores sistemas de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, RN Saúde, Medical, Grupo São José Saúde, além da operadora Hapvida e da healthtech Maida. Atua com mais de 36 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 45 hospitais, 191 clínicas médicas, 46 prontos atendimentos, 175 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.

Postado às 09h00 | 25 janeiro 2021 |

Entenda como equilibrar ansiedade e foco nos estudos no último ano do Ensino

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio passou e o segundo está a caminho. É inegável que o Enem gera uma expectativa imensa na vida do estudante. Expectativas que vêm dele mesmo, dos pais, da família, dos amigos. É o primeiro grande resultado para a vida adulta.
 
Por isso, o 3º ano do Ensino Médio, ou o Pré, como é popularmente conhecido, é um ano permeado por sentimentos como a ansiedade. A psicóloga Sheila Salustino, que faz o acompanhamento do Ensino Médio do Colégio das Neves, em Natal/RN, explica que essa sensação é gerada por diversos fatores, entre eles está o de que os estudantes estão o tempo inteiro buscando a escolha profissional. “A maioria chega à 3ª série sem saber o que quer estudar em termos de graduação e onde quer atuar profissionalmente falando”, complementa.
 
Além disso, é um ano de grandes transformações pessoais, já que o ciclo escolar está sendo fechado e eles estão indo para o “mundo”, porque a Universidade é um campo aberto e desconhecido, totalmente diferente da experiência da escola, onde eles sabem o que esperar no ano seguinte. "Outro fator agravante é o sentimento de 'eu preciso passar, preciso fazer essa entrega a minha família que depositou tanto em mim'”, afirma Sheila.
 
De acordo com a psicóloga, essa ansiedade pode gerar um adoecimento emocional ou até mesmo físico. Por isso, ter o apoio psicológico nessa preparação, que é tão intensa, é fundamental. “Preparar o estudante emocionalmente é saber que isso também vai ter um impacto diretamente no aprendizado dele. Portanto, trabalhamos questões emocionais relacionadas à faixa etária como o medo, escolhas, lutos, principalmente nesse ano que passou, onde eles viveram lutos ainda maiores”, acrescenta.
 
Sheila compartilha algumas dicas que são de extrema importância na reta final: trabalhar a ansiedade por meio da respiração, dar o poder de escolha ao estudante e respeitar o que for decidido, e, por fim, o apoio da família. Muitos pais, em vez de trazerem um reforço positivo, pontuam o que foi negativo. “Eles são adolescentes, então estão sim sujeitos a erros, mas pontuar essas questões negativas nesse momento é a pior coisa que a família pode fazer. É necessário que existam palavras de incentivo e enaltecimento das dificuldades vencidas”, conclui. 

Postado às 08h45 | 25 janeiro 2021 |

Grupo Ozzy inaugura loja conceito em Parnamirim

Com foco na comercialização de frios, mercearia e itens de food service, foi inaugurada em Parnamirim, no bairro Nova Esperança, a loja conceito Ozzy Express. O empreendimento foi formatado para permitir uma experiência rápida e eficiente para os seus clientes, com foco nos preços competitivos e atendimento personalizado para atacado e varejo.

O projeto prevê que os clientes possam fazer suas feiras em até 10 minutos. “O formato da nossa loja foi pensado para proporcionar uma experiência rápida e eficiente para os nossos clientes. Implementamos essa ideia na nossa loja em Nova Parnamirim e agora melhoramos para atender a clientela de Parnamirim e região. É possível fazer uma feira completa em apenas 10 minutos, já que a loja tem um formato circular, com uma grande variedade de itens”, destaca Osielli Plemole, diretor administrativo do Grupo Ozzy.

Além de atender clientes de varejo em geral, a empresa também atua na distribuição de alimentos para comércios da Grande Natal e Litoral. “Além na qualidade de atendimento, acreditamos muito no trabalho com preços agressivos. Seja para pequenas ou grandes compras, para o lar ou para comércios, queremos sempre oferecer uma tabela de valores competitiva para o mercado”, explica Osielli.

A Ozzy Express fica localizada na Rua Antônia de Limpa Paiva, Nº 1000, Nova Esperança, Parnamirim. A empresa atua com sistema de delivery, com a Central de Vendas por WhatApp: (84) 98705-1673.

​ ​