Arquivo SA

Postado às 08h45 | 28 janeiro 2021 |

Apoio do Proedi, nova indústria de beneficiamento de castanha gera 400 empregos

O Proedi - Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN, aprimorado em 2019 pelo Governo do Estado, continua recuperando a indústria local. Na manhã desta quarta-feira (27), a governadora Fátima Bezerra recebeu a confirmação do início da produção, em março próximo, do beneficiamento de castanhas de caju pela Best Nuts, em Mossoró. A Best Nuts vai gerar inicialmente 400 empregos diretos e funcionar na antiga Aficel, fechada há seis anos.

"Em meio a esta forte crise sanitária temos a confirmação de que a Best Nuts inicia suas atividades em Mossoró. Digo, seguramente, que isso é resultado das ações do nosso governo e, especificamente da reformulação do antigo Proadi, que passamos a denominar Proedi. O Proedi incentiva a permanência e atração de indústrias para o Rio Grande do Norte e conteve o fluxo migratório de empresas do RN para outros estados. Isso significa mais empregos e mais cidadania para a população do estado", afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A afirmação da governadora sobre a importância do Proedi foi reafirmada pelo diretor da Best Nuts, José Luiz: "Sem o Proedi, com certeza a nossa seria mais uma empresa a se instalar no Ceará", declarou, acrescentando que a produção começa no início de março com 400 funcionários e em setembro deve chegar a 700.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, reforçou que o Proedi incentiva socioeconômico do estado. Além da Best Nuts em Mossoró, outra indústria de beneficiamento de castanha de caju voltará a operar nos próximos meses em São Paulo do Potengi, com apoio do Proedi. "Neste caso a empresa vai gerar inicialmente 150 empregos diretos", ressaltou Jaime Calado acrescentando que a demanda por castanha estimula a cultura do cajueiro.

Ainda sobre a importância do Proedi, o deputado estadual Bernardo Amorim disse que a iniciativa da administração estadual em modernizar a legislação de incentivos fiscais à indústria, teve o seu apoio para aprovação na Assembleia Legislativa e se consolidou como "instrumento importante para levar desenvolvimento aos municípios localizados após a Reta Tabajara".

Postado às 09h30 | 27 janeiro 2021 |

Atendimento on-line de Psicologia abre inscrições para 2021

Atendimentos on-line de Psicologia estão com inscrições disponíveis para o primeiro semestre de 2021. O trabalho é ofertado pelo Serviço Integrado de Psicologia (SIP) da UnP e é realizado excepcionalmente de forma remota por tutores (psicólogos) do Curso.

As inscrições podem ser realizadas por meio de Formulário On-line (disponível clicando aqui), no período de 28 de janeiro a 4 de janeiro. Porém, o link estará aberto até que todas as 90 vagas sejam preenchidas. Podem ser atendidas, pessoas acima de 18 anos.

SERVIÇO REMOTO

O atendimento psicológico acontece de forma síncrona. Isso quer dizer que a troca de informações entre o profissional e o paciente acontecerá simultaneamente, por meio de audioconferência.

Após o cadastro e triagem, o agendamento acontecerá por e-mail. Na oportunidade, será enviada a data, horário, orientações e link para realização do atendimento.

CUIDADOS

O formato do serviço está de acordo com as Resoluções nº 11, de 11 de maio de 2018, nº 4 de março de 2020, do Conselho Federal de Psicologia e com o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Para isso, alguns cuidados deverão ser tomados pelos profissionais que realizarão os atendimentos e pelos pacientes. O primeiro deles é a escolha de um local sigiloso para a conferência, onde não haja interrupções e que possibilite isolamento acústico, para que o que for dito não seja ouvido por outras pessoas.

Além disso, ambas as partes deverão se certificar de que a conexão de internet usada seja segura (protegida por senha, preferencialmente) e confiável para evitar falhas no sinal que prejudiquem o atendimento.

SERVIÇO
Atendimento on-line de Psicologia
Inscrições: 
CLIQUE AQUI
Prazo: de 28 de janeiro a 4 de fevereiro de 2021
Informações:
SIP Natal: (84) 3216-8606 | E-mail: sip@unp.br
SIP Mossoró: (84) 3323-8263

Postado às 08h45 | 27 janeiro 2021 |

Padre Vicente Fernandes faz 10 anos à frente da Paróquia de Santa Rita de Cássia

Tomando posse em 26 de janeiro de 2011, após uma celebração presidida pelo Arcebispo Emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, o tourense Vicente Fernandes da Silva Neto chegava a uma das paróquias mais tradicionais do interior do Rio Grande do Norte. Padre Vicente já acumulava experiências em Riachuelo e Angicos, e chegava em Santa Cruz com a missão de fortalecer não apenas a Paróquia, mas o recém-inaugurado Santuário de Santa Rita de Cássia, com a maior estátua católica do mundo.

Em 2017, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, renovava a provisão para sua permanência em Santa Cruz. Os párocos normalmente são nomeados por seis anos.

Para comemorar os 10 anos à frente da Paróquia da santa das causas impossíveis, a comunidade vai se reunir para uma Santa Missa em ação de graças por esta data especial, nesta terça-feira (26), às 19h, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia, com todos os cuidados sanitários exigidos, além da transmissão pelas redes sociais, no @paroquiasantaritarn.

LEGADO

Durante seu paroquiato, o Padre Vicente executou importantes ações pastorais e de infraestrutura na Paróquia de Santa Rita de Cássia, como ampliação do cadastro de dizimistas; criação de novas pastorais, grupos, movimentos e serviços; construção das capelas de Mãe Rainha (Cega Matilde), São José (DNER) e São Miguel (Miguel Pereira Maia); construção de capelas na zona rural; construção da nova casa paroquial, Comunidade PETRUS; reformas das capelas dos bairros; reformas na Igreja Matriz e colocação da cúpula na torre; ampliação e melhorias no Santuário de Santa Rita; doação de terrenos para obras em benefício do município; iniciação da experiência de área pastoral em Japi e São Bento do Trairi; renovação da frota de veículos da Paróquia; criação da TV Santa Rita e sistemas de transmissão pelas redes sociais; e muitas outras ações.

Postado às 09h00 | 25 janeiro 2021 |

Detran realiza ações de educação e fiscalização no litoral Norte

Nesse final de semana as ações da Operação Verão 2021 realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) teve como foco o litoral Norte do Estado com concentração da equipe de educação na praia de Muriú, município de Ceará-Mirim, e a de fiscalização percorrendo boa parte das praias da região Norte.

O Detran mobilizou os educadores de trânsito que atuaram estrategicamente com atividades direcionadas aos condutores de veículos. As ações contaram com a participação do teatro educativo do Órgão, onde três atores agem de maneira lúdica construindo abordagens em forma de canções e humor, onde são repassadas informações importantes sobre segurança no trânsito, conduta consciente para motoristas e pedestres, além de alertas sobre legislação de tráfego.

Na blitz educativa, que contou com o apoio do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), foram trabalhadas informações sobre os perigos da mistura álcool e direção, riscos do excesso de velocidade e de ultrapassagens indevidas, uso correto do capacete e do cinto de segurança, a proibição de utilizar celular ao volante, uso adequado de conduzir criança em dispositivos de segurança, como também manutenção básica do veículo antes de pegar a estrada.

Já fiscalização focou o trabalho no sentido de coibir a circulação proibida de veículos na orla, no sentido de evitar ocorrências de acidentes envolvendo banhistas que estão utilizando as praias. A medida também abordou condutores para checar a documentação dos motoristas e veículos, como ainda a prática de estacionamento irregular sobre faixas de pedestres ou pontos proibidos pela sinalização viária.

A fiscalização flagrou condutores insistindo em circular com seus veículos na faixa de areia de praia, colocando em perigo a integridade física dos banhistas. Nessa situação, o motorista infrator pode ser autuado no artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo a infração de natureza média, com perda de quatro pontos na CNH e multa no valor, podendo o veículo ser apreendido, caso o condutor não respeite a determinação do agente de retirada do automóvel da área proibida de circulação.

O planejamento da Direção Geral do Detran é manter intensificadas a fiscalização e a educação para o trânsito no litoral do Estado durante todo o período de veraneio.

​ ​