Arquivo SA

Postado às 08h15 | 29 janeiro 2021 |

Novos vereadores concluem capacitação sobre Processo Legislativo

A Câmara Municipal de Natal, através da Escola do Legislativo Wilma de Faria, concluiu nesta quinta-feira (28), a capacitação sobre "Processo Legislativo" para os novos vereadores e assessores. O curso começou na quarta-feira (27), ministrado pelos procuradores da Casa.

"De início, tratamos sobre técnica e redação legislativa, além da competência do município na legislação. Hoje, capacitamos sobre processos de criação dos diferentes tipos de lei. Essa iniciativa dá mais conhecimento aos novos vereadores sobre como funciona a Casa e os processos que eles vão lidar todos os dias", destacou o procurador Pedro Alcântara. 

Foram apresentadas, entre outras, características sobre Leis Ordinárias, Regimento Interno, Decretos, Resoluções e fases do processo legislativo.

Os vereadores destacaram como o conhecimento adquirido vai contribuir com o mandato que se inicia. "A Escola tem apresentado o curso de forma oportuna para nós que estamos chegando entendermos como funcionam os processos da Casa", declarou o vereador Geovane Peixoto (PTB). "Nós, vereadores, precisamos seguir o regimento e a linguagem oficial da Casa e, para tanto, precisamos conhecer os trâmites legais. Por isso, essa iniciativa é tão importante", ressaltou o vereador Eribaldo Medeiros (PSB).

O diretor da Escola Legislativa, Rafael Jácome, avaliou como positiva a capacitação oferecida por meio da escola e elogiou a participação dos parlamentares e membros de suas respectivas equipes. "Além de apresentar todas as questões do processo legislativo, tivemos a participação de todos os novos vereadores e seus assessores e o envolvimento da Procuradoria da Casa, integrando-a aos gabinetes. O trabalho é feito para que executem seus mandatos com mais qualidade para a população de Natal", frisou o diretor.

Postado às 08h15 | 29 janeiro 2021 |

Dois pacientes de Manaus recebem alta do Hospital Estadual Giselda Trigueiro

Dois pacientes vindos de Manaus receberam alta nesta quinta-feira (28) do Hospital Estadual Giselda Trigueiro. Eles estavam internados desde o dia 18 de janeiro, quando vieram do Amazonas para receber tratamento contra a Covid-19, em virtude do colapso no sistema de saúde da capital amazonense.

“O nosso Hospital Giselda Trigueiro é um hospital de referência que prestou a eles um atendimento de alta qualidade, isso foi fundamental para salvar essas vidas. O protocolo foi todo apoiado na ciência, foi mais uma vitória da ciência. E nós, que somos humanizados, sabemos que é o nosso dever acolher o sofrimento deles, porque somos um único país”, disse o vice-governador Antenor Antunes. 

Os pacientes Keitiane Teixeira do Nascimento, de 39 anos, e Róbson Sena do Nascimento, de 40 anos, são casados. Os dois precisaram ser internados na UTI do Giselda para o tratamento, chegando a receber oxigênio, mas não precisaram ser intubados. Durante esse processo, Róbson perdeu a mãe para a COVID-19 em Manaus e, dois dias depois, Keitiane também perdeu a mãe dela. Eles chegaram a dizer que sequer viveram o luto dos parentes que perderam no Amazonas. Muito emocionados, na saída do hospital, foram recepcionados pela imprensa e aplaudidos pela equipe do hospital estadual.

Róbson afirmou ainda que a qualidade do atendimento não foi apenas da equipe médica, com a qual ele se sente profundamente agradecido pelo atendimento humanizado, mas também pela equipe multidisciplinar, da qual recebeu atendimento de fisioterapeuta, nutricionista, sem falar de toda equipe de enfermagem e assistência social.

“Em Manaus não tínhamos nada disso”, disse Róbson. “É um alívio. Nós nascemos de novo, nós viramos potiguares. Se passássemos mais um dia em Manaus, hoje nossas três filhas não teriam a gente com elas”, afirmou em reconhecimento ao atendimento recebido, mostrando a gratidão pelo cuidado que tiveram no hospital estadual. “Eu fiquei aqui onze dias, e perdi minha mãe lá em Manaus. Ela também perdeu a mãe dela lá. Tivemos sorte de vir para cá. Muito obrigado”, destacou emocionado Róbson.

Segundo André Prudente, diretor do Giselda Trigueiro, ambos chegaram precisando de bastante oxigênio e necessitaram usar a ‘máscara de Hudson’, que é um dispositivo que faz com que a pessoa tenha acesso a uma quantidade de oxigênio bem maior do que o cateter nasal. Ele se recuperou antes e ela deixou de utilizar o oxigênio há 48 horas, ficou em observação para ver se não tinha nenhuma piora, e como só evoluiu para a melhora, recebeu alta.

“Nós viemos os dois juntos para cá bem ruins e em nenhum momento tiraram meu esposo de perto de mim. Vocês me deram uma nova chance de viver, de voltar para minhas filhas, para minha família. Eu só tenho a agradecer e dizer do carinho que tenho por vocês. Muito obrigada mesmo”, declarou Keitiane.

Keitiane lembrou que em Manaus chegou a reversar o oxigênio com mais três pacientes e que já estava em um momento muito crítico. “Toda equipe daqui é excepcional. Foram humanos com a gente. Perdi minha mãe estando aqui, e eles me deram todo o suporte”.

“É muito emocionante o reconhecimento dos pacientes que estiveram aqui, mostrando a gratidão pelo atendimento que receberam, revelando o compromisso da gestão da governadora em fazer um atendimento humanizado e de qualidade. Demonstramos na prática que um RN solidário, salvando vidas, se efetivou, produziu resultados. Todos nós que fazemos o governo e o serviço de saúde no SUS nos sentimos motivados continuar. A qualidade na atenção à Covid, e em geral à saúde, é a marca desse governo”, disse o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia, ao acrescentar que o RN, havendo necessidade, terá possibilidade de acolher novos pacientes para salvar vidas.

“Essa doença mostra a necessidade da universalização do serviço de saúde. Que o problema sanitário não se resolve isoladamente, pois é um problema que hoje é um desafio para a humanidade. O mundo precisa enfrentar um novo patamar de condições sanitárias já pautadas pela ciência há muito tempo, e que agora precisa ser enfrentada com mais determinação pelos governos no plano mundial”, acrescentou o vice-governador. “É um momento também que a ciência mostra que quando há direção, quando há foco, você salva mais vidas, que foi o que aconteceu”, pontuou.

O casal embarcou de volta para Manaus em voo custeado pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Amazonas.

Postado às 08h45 | 28 janeiro 2021 |

For All Festival de Dança: Inscrições se encerraram antes do prazo previsto

Em sua primeira edição, o For All Festival de Dança aponta para um sucesso antes mesmo do evento acontecer: as inscrições para a Mostra Competitiva, em seus variados gêneros de dança, foram encerradas antes do prazo previsto no regulamento, que seria dia 31 de janeiro. Atualmente restam poucas vagas para a Mostra Infantil não competitiva. As inscrições são todas gratuitas.

Este fato demonstra a ânsia de todos envolvidos na dança – bailarinos, coreógrafos, ensaiadores, professores, donos de escolas – de mostrar seus talentos, participar de festivais, assistir bons espetáculos e enriquecer seus conhecimentos.  

O evento será totalmente online, transmitido via YouTube pelo canal For All Festival de Dança no dia 20 de fevereiro em três seções: 1ª sessão - 10h / 2ª sessão - 14h / 3ª sessão - 18h.

A Mostra Competitiva vai contemplar as 5 melhores coreografias, uma de cada bloco, com premiação especial de R$ 800, totalizando R$ 4.000 em prêmios. As coreografias de cada bloco concorrem entre si. São eles:

✔Bloco 1 - Clássico de Repertório

✔Bloco 2 - Clássico Livre/Neoclássico

✔Bloco 3 - Contemporâneo/Moderno

✔Bloco 4 - Danças Étnicas / Danças Folclóricas / Danças Populares / Dança do Ventre

✔Bloco 5 - Pop / Jazz / Musical / Danças Urbanas

Serão distribuídos troféus digitais para todas as coreografias que conquistarem as seguintes notas:

1º lugar - 9,0 a 10,0

2º lugar - 8,0 a 8,9

3º lugar - 7,0 a 7,9

Todos os participantes receberão Certificado de Participação digital.

O festival tem apoio financeiro da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, do Turismo e Governo Federal.

 SERVIÇO - FOR ALL FESTIVAL DE DANÇA

Data: 20 de fevereiro de 2021

Horários: 1ª sessão - 10h / 2ª sessão - 14h / 3ª sessão - 18h

Transmissão: https://bit.ly/YtbForAll

Regulamento, Inscrições e Informações: www.dancadigital.com/forall1

Postado às 08h45 | 28 janeiro 2021 |

Apoio do Proedi, nova indústria de beneficiamento de castanha gera 400 empregos

O Proedi - Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do RN, aprimorado em 2019 pelo Governo do Estado, continua recuperando a indústria local. Na manhã desta quarta-feira (27), a governadora Fátima Bezerra recebeu a confirmação do início da produção, em março próximo, do beneficiamento de castanhas de caju pela Best Nuts, em Mossoró. A Best Nuts vai gerar inicialmente 400 empregos diretos e funcionar na antiga Aficel, fechada há seis anos.

"Em meio a esta forte crise sanitária temos a confirmação de que a Best Nuts inicia suas atividades em Mossoró. Digo, seguramente, que isso é resultado das ações do nosso governo e, especificamente da reformulação do antigo Proadi, que passamos a denominar Proedi. O Proedi incentiva a permanência e atração de indústrias para o Rio Grande do Norte e conteve o fluxo migratório de empresas do RN para outros estados. Isso significa mais empregos e mais cidadania para a população do estado", afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A afirmação da governadora sobre a importância do Proedi foi reafirmada pelo diretor da Best Nuts, José Luiz: "Sem o Proedi, com certeza a nossa seria mais uma empresa a se instalar no Ceará", declarou, acrescentando que a produção começa no início de março com 400 funcionários e em setembro deve chegar a 700.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, reforçou que o Proedi incentiva socioeconômico do estado. Além da Best Nuts em Mossoró, outra indústria de beneficiamento de castanha de caju voltará a operar nos próximos meses em São Paulo do Potengi, com apoio do Proedi. "Neste caso a empresa vai gerar inicialmente 150 empregos diretos", ressaltou Jaime Calado acrescentando que a demanda por castanha estimula a cultura do cajueiro.

Ainda sobre a importância do Proedi, o deputado estadual Bernardo Amorim disse que a iniciativa da administração estadual em modernizar a legislação de incentivos fiscais à indústria, teve o seu apoio para aprovação na Assembleia Legislativa e se consolidou como "instrumento importante para levar desenvolvimento aos municípios localizados após a Reta Tabajara".

Postado às 09h30 | 27 janeiro 2021 |

Atendimento on-line de Psicologia abre inscrições para 2021

Atendimentos on-line de Psicologia estão com inscrições disponíveis para o primeiro semestre de 2021. O trabalho é ofertado pelo Serviço Integrado de Psicologia (SIP) da UnP e é realizado excepcionalmente de forma remota por tutores (psicólogos) do Curso.

As inscrições podem ser realizadas por meio de Formulário On-line (disponível clicando aqui), no período de 28 de janeiro a 4 de janeiro. Porém, o link estará aberto até que todas as 90 vagas sejam preenchidas. Podem ser atendidas, pessoas acima de 18 anos.

SERVIÇO REMOTO

O atendimento psicológico acontece de forma síncrona. Isso quer dizer que a troca de informações entre o profissional e o paciente acontecerá simultaneamente, por meio de audioconferência.

Após o cadastro e triagem, o agendamento acontecerá por e-mail. Na oportunidade, será enviada a data, horário, orientações e link para realização do atendimento.

CUIDADOS

O formato do serviço está de acordo com as Resoluções nº 11, de 11 de maio de 2018, nº 4 de março de 2020, do Conselho Federal de Psicologia e com o Código de Ética Profissional do Psicólogo.

Para isso, alguns cuidados deverão ser tomados pelos profissionais que realizarão os atendimentos e pelos pacientes. O primeiro deles é a escolha de um local sigiloso para a conferência, onde não haja interrupções e que possibilite isolamento acústico, para que o que for dito não seja ouvido por outras pessoas.

Além disso, ambas as partes deverão se certificar de que a conexão de internet usada seja segura (protegida por senha, preferencialmente) e confiável para evitar falhas no sinal que prejudiquem o atendimento.

SERVIÇO
Atendimento on-line de Psicologia
Inscrições: 
CLIQUE AQUI
Prazo: de 28 de janeiro a 4 de fevereiro de 2021
Informações:
SIP Natal: (84) 3216-8606 | E-mail: sip@unp.br
SIP Mossoró: (84) 3323-8263

​ ​