Arquivo SA

Postado às 08h30 | 08 fevereiro 2021 |

Em meio à pandemia, empresas adotam iniciativas apoio a funcionários enlutados

A morte faz parte do processo natural da vida. Já o luto é um sentimento diante do rompimento de um vínculo significativo. Embora muito comuns em nosso dia a dia, os temas ainda são tabus na sociedade. Desde 2020, a dupla vem ganhando evidência entre as rodas de conversas por causa da pandemia da Covid-19. Os assuntos ultrapassaram o convívio da família e dos amigos e chegaram ao ambiente de trabalho com mais força.
 
De acordo com a psicóloga do Luto do Cemitério e Crematório Morada da Paz no Rio Grande do Norte, Beatriz Mendes, a nova experiência passou a exigir de todos uma preocupação ainda mais consciente sobre a finitude da vida e a maneira de lidar com o funcionário que esteja vivenciando a dor da perda. “O luto é um processo que cada um vai viver à sua maneira. Não há receita de bolo. Importante é pensar a necessidade de cada enlutado, dando suporte e, quando necessário, oferecer ajuda especializada.
 
Em tempos de aprofundar o exercício da empatia com o próximo, várias organizações mantiveram ou intensificaram algumas medidas para enfrentar as temáticas entre os colaboradores, além do que está previsto na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) – que garante ao trabalhador até três dias de licença em caso de morte de um familiar.
 
Gerente de Recursos Humanos do Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal, Ana Karenina Santos afirma que o acolhimento do funcionário enlutado tem sido a principal maneira de ajudá-lo durante o momento da perda do familiar. Ainda segundo ela, a política de apoio para funcionários enlutados é a mesma para todos, seja em decorrência do Coronavírus ou por qualquer outra causa da morte.
 
“Uma das formas de ajudarmos o colaborador é por meio da assistência psicológica, envio de coroa de flores ou até mesmo concedendo mais dias de afastamento de trabalho. Nosso objetivo é fazer com que ele lide com sua perda da maneira mais respeitosa possível. Acolher esse funcionário em um momento tão difícil, sem dúvidas, é o melhor caminho”, reflete.
 
“Quando um funcionário vivencia uma perda, validar o processo de luto é fundamental. Empatia e tolerância são essenciais. Penso que essas duas coisas são a base para qualquer atitude cuidadosa em relação ao enlutado. Mas isso precisa ter reverberação nas ações de flexibilidade em relação às necessidades do funcionário em luto”, reforça a psicóloga Beatriz Mendes.

Postado às 08h30 | 08 fevereiro 2021 |

Governadora propõe parcerias com a Marinha do Brasil

A governadora do Rio Grande do Norte, professora Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto e do secretário estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), coronel Francisco Araújo, foi recebida, nesta quinta-feira (04), pelo comandante do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil, almirante Noriaki Wada. A bordo do navio Navio-escola Brasil, que está atracado no Porto de Natal, Fátima Bezerra tratou sobre o aprimoramento das atividades econômicas realizadas no mar e na costa e da defesa do patrimônio ambiental.

"Considero muito importante a realização de parcerias entre os órgãos do Governo do Estado e a Marinha do Brasil, cada um cumprindo o seu papel para proteção e preservação da vida na costa e no mar", afirmou a chefe do Executivo estadual.

Fátima defendeu a aproximação com a Marinha para realização de treinamentos e capacitação de trabalhadores do setor da pesca. "Este é um setor importante da nossa economia e que envolve milhares de potiguares. Temos muitas colônias de pescadores em todo o estado que precisam atuar de forma mais segura e produtiva". Neste sentido, ficou definida a realização de uma nova reunião com a participação dos técnicos das secretárias de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), do Desenvolvimento Econômico (Sesed) e do Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente (Idema).

A governadora sugeriu a realização de cursos de capacitação e aprimoramento para os trabalhadores do setor pesqueiro, como também ações colaborativas de proteção ao meio ambiente. "Temos desafios imensos e queremos ver quais parcerias poderemos fazer para desenvolver uma cadeia importante para nossa economia", pontuou Fátima Bezerra.

O almirante Niriaki disse que a Marinha, em interação com as capitanias dos portos, tem enorme demanda vinda dos setores social e econômico. Ele destacou a importância de se regularizar as profissões, qualificar e capacitar os trabalhadores do setor. "A Marinha é uma instituição bem vista e possui grande acesso às comunidades marítimas. Certamente, poderemos tratar de parcerias com a administração estadual", declarou.

Postado às 08h15 | 29 janeiro 2021 |

Partage Norte Shopping Natal inaugura a primeira escola em um centro comercial

A segunda etapa da expansão do Partage Norte Shopping será inaugurada em breve. Com ela, o empreendimento passará a contar com um deck parking e mais trinta e três novas operações, deixando o seu mix ainda mais completo.

Antes disso, o dia 29 de janeiro marcará a inauguração da unidade Over Colégio e Curso, a primeira escola a funcionar dentro de um centro comercial no Rio Grande do Norte. Nesse dia, será realizada uma aula inaugural na unidade do Partage Natal com uma equipe de professores da escola e a presença do professor Carlos André, diretor de expansão da Rede Inspira, a qual o colégio integra.

O Over Colégio e Curso é a maior rede de ensino do estado com seis unidades em Natal e uma Mossoró, estando presente também na Paraíba. A unidade do Partage Norte Shopping contará com 17 salas, biblioteca, sala maker, quadra poliesportiva e muito mais. As aulas iniciarão no dia 08 de fevereiro, com as turmas do pré-Enem e cursinho, no dia seguinte será a vez do ensino fundamental e médio.

Esta inauguração faz parte de uma das etapas da expansão do empreendimento que conta com um investimento de mais de R$185 milhões que duplicará a área do Partage Norte Shopping Natal.

 

Expansão

Com previsão de entrega total em 2022, a obra está sendo realizada em três grandes etapas, com investimento total de R$185 milhões. Após a conclusão, o Partage Norte Shopping Natal, praticamente, duplicará sua área destinada à locação, passando de 28 mil m² para mais de 45 mil m², com um acréscimo de mais de 116 lojas, sendo 4 novas âncoras, 3 mega lojas, 2 restaurantes e 10 fast foods.

Sobre a Partage Shopping:

A Partage Shopping está presente em quatro das cinco regiões do Brasil e atualmente possui nove shoppings em operação. A empresa foi criada em 1997, com sede na cidade de São Paulo.

O primeiro empreendimento do grupo foi o Partage Shopping São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. Também estão em operação atualmente o Partage Shopping Mossoró (Rio Grande do Norte); o Partage Norte Shopping Natal (Rio Grande do Norte); o Partage Shopping Campina Grande (Paraíba); o Partage Shopping Betim (Minas Gerais), o Partage Shopping Parauapebas (Pará); o Partage Shopping Rio Grande (Rio Grande do Sul), o Shopping Poços de Caldas (Minas Gerais) e o recém-adquirido Shopping Pátio Marabá (Pará).

Postado às 08h15 | 29 janeiro 2021 |

Novos vereadores concluem capacitação sobre Processo Legislativo

A Câmara Municipal de Natal, através da Escola do Legislativo Wilma de Faria, concluiu nesta quinta-feira (28), a capacitação sobre "Processo Legislativo" para os novos vereadores e assessores. O curso começou na quarta-feira (27), ministrado pelos procuradores da Casa.

"De início, tratamos sobre técnica e redação legislativa, além da competência do município na legislação. Hoje, capacitamos sobre processos de criação dos diferentes tipos de lei. Essa iniciativa dá mais conhecimento aos novos vereadores sobre como funciona a Casa e os processos que eles vão lidar todos os dias", destacou o procurador Pedro Alcântara. 

Foram apresentadas, entre outras, características sobre Leis Ordinárias, Regimento Interno, Decretos, Resoluções e fases do processo legislativo.

Os vereadores destacaram como o conhecimento adquirido vai contribuir com o mandato que se inicia. "A Escola tem apresentado o curso de forma oportuna para nós que estamos chegando entendermos como funcionam os processos da Casa", declarou o vereador Geovane Peixoto (PTB). "Nós, vereadores, precisamos seguir o regimento e a linguagem oficial da Casa e, para tanto, precisamos conhecer os trâmites legais. Por isso, essa iniciativa é tão importante", ressaltou o vereador Eribaldo Medeiros (PSB).

O diretor da Escola Legislativa, Rafael Jácome, avaliou como positiva a capacitação oferecida por meio da escola e elogiou a participação dos parlamentares e membros de suas respectivas equipes. "Além de apresentar todas as questões do processo legislativo, tivemos a participação de todos os novos vereadores e seus assessores e o envolvimento da Procuradoria da Casa, integrando-a aos gabinetes. O trabalho é feito para que executem seus mandatos com mais qualidade para a população de Natal", frisou o diretor.

Postado às 08h15 | 29 janeiro 2021 |

Dois pacientes de Manaus recebem alta do Hospital Estadual Giselda Trigueiro

Dois pacientes vindos de Manaus receberam alta nesta quinta-feira (28) do Hospital Estadual Giselda Trigueiro. Eles estavam internados desde o dia 18 de janeiro, quando vieram do Amazonas para receber tratamento contra a Covid-19, em virtude do colapso no sistema de saúde da capital amazonense.

“O nosso Hospital Giselda Trigueiro é um hospital de referência que prestou a eles um atendimento de alta qualidade, isso foi fundamental para salvar essas vidas. O protocolo foi todo apoiado na ciência, foi mais uma vitória da ciência. E nós, que somos humanizados, sabemos que é o nosso dever acolher o sofrimento deles, porque somos um único país”, disse o vice-governador Antenor Antunes. 

Os pacientes Keitiane Teixeira do Nascimento, de 39 anos, e Róbson Sena do Nascimento, de 40 anos, são casados. Os dois precisaram ser internados na UTI do Giselda para o tratamento, chegando a receber oxigênio, mas não precisaram ser intubados. Durante esse processo, Róbson perdeu a mãe para a COVID-19 em Manaus e, dois dias depois, Keitiane também perdeu a mãe dela. Eles chegaram a dizer que sequer viveram o luto dos parentes que perderam no Amazonas. Muito emocionados, na saída do hospital, foram recepcionados pela imprensa e aplaudidos pela equipe do hospital estadual.

Róbson afirmou ainda que a qualidade do atendimento não foi apenas da equipe médica, com a qual ele se sente profundamente agradecido pelo atendimento humanizado, mas também pela equipe multidisciplinar, da qual recebeu atendimento de fisioterapeuta, nutricionista, sem falar de toda equipe de enfermagem e assistência social.

“Em Manaus não tínhamos nada disso”, disse Róbson. “É um alívio. Nós nascemos de novo, nós viramos potiguares. Se passássemos mais um dia em Manaus, hoje nossas três filhas não teriam a gente com elas”, afirmou em reconhecimento ao atendimento recebido, mostrando a gratidão pelo cuidado que tiveram no hospital estadual. “Eu fiquei aqui onze dias, e perdi minha mãe lá em Manaus. Ela também perdeu a mãe dela lá. Tivemos sorte de vir para cá. Muito obrigado”, destacou emocionado Róbson.

Segundo André Prudente, diretor do Giselda Trigueiro, ambos chegaram precisando de bastante oxigênio e necessitaram usar a ‘máscara de Hudson’, que é um dispositivo que faz com que a pessoa tenha acesso a uma quantidade de oxigênio bem maior do que o cateter nasal. Ele se recuperou antes e ela deixou de utilizar o oxigênio há 48 horas, ficou em observação para ver se não tinha nenhuma piora, e como só evoluiu para a melhora, recebeu alta.

“Nós viemos os dois juntos para cá bem ruins e em nenhum momento tiraram meu esposo de perto de mim. Vocês me deram uma nova chance de viver, de voltar para minhas filhas, para minha família. Eu só tenho a agradecer e dizer do carinho que tenho por vocês. Muito obrigada mesmo”, declarou Keitiane.

Keitiane lembrou que em Manaus chegou a reversar o oxigênio com mais três pacientes e que já estava em um momento muito crítico. “Toda equipe daqui é excepcional. Foram humanos com a gente. Perdi minha mãe estando aqui, e eles me deram todo o suporte”.

“É muito emocionante o reconhecimento dos pacientes que estiveram aqui, mostrando a gratidão pelo atendimento que receberam, revelando o compromisso da gestão da governadora em fazer um atendimento humanizado e de qualidade. Demonstramos na prática que um RN solidário, salvando vidas, se efetivou, produziu resultados. Todos nós que fazemos o governo e o serviço de saúde no SUS nos sentimos motivados continuar. A qualidade na atenção à Covid, e em geral à saúde, é a marca desse governo”, disse o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia, ao acrescentar que o RN, havendo necessidade, terá possibilidade de acolher novos pacientes para salvar vidas.

“Essa doença mostra a necessidade da universalização do serviço de saúde. Que o problema sanitário não se resolve isoladamente, pois é um problema que hoje é um desafio para a humanidade. O mundo precisa enfrentar um novo patamar de condições sanitárias já pautadas pela ciência há muito tempo, e que agora precisa ser enfrentada com mais determinação pelos governos no plano mundial”, acrescentou o vice-governador. “É um momento também que a ciência mostra que quando há direção, quando há foco, você salva mais vidas, que foi o que aconteceu”, pontuou.

O casal embarcou de volta para Manaus em voo custeado pelo Ministério da Saúde e pelo governo do Amazonas.

Postado às 08h45 | 28 janeiro 2021 |

For All Festival de Dança: Inscrições se encerraram antes do prazo previsto

Em sua primeira edição, o For All Festival de Dança aponta para um sucesso antes mesmo do evento acontecer: as inscrições para a Mostra Competitiva, em seus variados gêneros de dança, foram encerradas antes do prazo previsto no regulamento, que seria dia 31 de janeiro. Atualmente restam poucas vagas para a Mostra Infantil não competitiva. As inscrições são todas gratuitas.

Este fato demonstra a ânsia de todos envolvidos na dança – bailarinos, coreógrafos, ensaiadores, professores, donos de escolas – de mostrar seus talentos, participar de festivais, assistir bons espetáculos e enriquecer seus conhecimentos.  

O evento será totalmente online, transmitido via YouTube pelo canal For All Festival de Dança no dia 20 de fevereiro em três seções: 1ª sessão - 10h / 2ª sessão - 14h / 3ª sessão - 18h.

A Mostra Competitiva vai contemplar as 5 melhores coreografias, uma de cada bloco, com premiação especial de R$ 800, totalizando R$ 4.000 em prêmios. As coreografias de cada bloco concorrem entre si. São eles:

✔Bloco 1 - Clássico de Repertório

✔Bloco 2 - Clássico Livre/Neoclássico

✔Bloco 3 - Contemporâneo/Moderno

✔Bloco 4 - Danças Étnicas / Danças Folclóricas / Danças Populares / Dança do Ventre

✔Bloco 5 - Pop / Jazz / Musical / Danças Urbanas

Serão distribuídos troféus digitais para todas as coreografias que conquistarem as seguintes notas:

1º lugar - 9,0 a 10,0

2º lugar - 8,0 a 8,9

3º lugar - 7,0 a 7,9

Todos os participantes receberão Certificado de Participação digital.

O festival tem apoio financeiro da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, do Turismo e Governo Federal.

 SERVIÇO - FOR ALL FESTIVAL DE DANÇA

Data: 20 de fevereiro de 2021

Horários: 1ª sessão - 10h / 2ª sessão - 14h / 3ª sessão - 18h

Transmissão: https://bit.ly/YtbForAll

Regulamento, Inscrições e Informações: www.dancadigital.com/forall1

​ ​