Arquivo SA

Postado às 09h30 | 02 março 2021 |

Azul retoma voos regulares ligando Recife à Mossoró

Respeitando todos os protocolos de biossegurança, o Governo do RN celebra a reabertura do aeroporto Dix-Sept Rosado, em Mossoró. O batismo da primeira aeronave a pousar em solo mossoroense, nesta segunda-feira, 1º de março, marcou a solenidade de reabertura. O retorno do voo da companhia Azul Linhas Aéreas é fruto de uma agenda de articulação da Governadora Fátima Bezerra, em conjunto com a Secretaria de Turismo (Setur), a Empresa de Promoção Turística (Emprotur) e a Secretaria de Tributação (SET), junto ao CEO da Azul Linhas Áereas em outubro do ano passado, em São Paulo/SP.
 
“Não medimos esforços para criar medidas a fim de mitigar os impactos causados pela pandemia. Montamos uma força-tarefa com o objetivo de solucionar os entraves para possibilitar o retorno dos voos. Ver a retomada, com todos os protocolos de segurança sanitária sendo cumpridos, marca também o retorno do turismo, uma das principais atividades econômicas do nosso estado”, disse a governadora Fátima. 
 
Representaram o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, na solenidade, a secretária de turismo, Aninha Costa, o diretor-presidente da Emprotur, Bruno Reis e o diretor-geral do DER, Manoel Marques.
 
"O retorno desse voo foi um pedido da nossa governadora, ao presidente da Azul quando o visitamos em São Paulo. É um importante incremento para o turismo neste momento de retomada, pois fomenta o turismo de lazer e também o corporativo, muito forte nesta região que é uma das mais importantes economicamente para o Rio Grande do Norte. Esse voo é mais uma opção para aqueles que desejam conhecer essa bela região da Costa Branca potiguar, destacou Aninha.
 
O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, destacou que todos os protolocos de biossegurança estão sendo rigorosamente cumpridos. "Diante da pandemia do coronavírus, estamos adotando todas as medidas para preservar as vidas de todos. Estamos reconectando Mossoró ao mundo e faremos com muita responsabilidade", ressaltou.
 
A partir de agora o aeroporto Dix-Sept Rosado passa a atuar com três frequências semanais (segundas, quartas e sextas), um importante incremento na malha aérea Rio Grande do Norte. Alessandra França e Gabriela Madeira, trabalham no setor comercial de uma importante indústria brasileira, estavam no primeiro voo. "Viajamos frequentemente para Mossoró a trabalho e o aéreo economiza muito tempo e desgaste físico. Ficamos muito felizes com o retorno", comemorou, Alessandra.

 

 
 
 
 
 

Postado às 08h30 | 26 fevereiro 2021 |

Subtenente Eliabe cobra do Governo solução para alimentação de PMs no interior

O deputado Subtenente Eliabe (SDD) trouxe para a Assembleia Legislativa, durante sessão ordinária desta quinta-feira (25), uma problemática envolvendo a questão alimentícia dos policiais e bombeiros militares, pedindo apoio do Governo do Estado na solução do problema.

“Nós sabemos que os policiais militares estão presentes em todas as 167 cidades do RN. E qual o problema? É que o efetivo de serviço tem enfrentado dificuldades no tocante às suas refeições. Hoje nós temos um sistema chamado ‘Vale-alimentação’, que está restrito a Natal, não chegando às demais localidades. E isso compromete principalmente a autonomia da atividade policial”, iniciou.

De acordo com o parlamentar, ele já apresentou requerimento ao Governo do Estado, solicitando que esse vale chegue a todos os municípios. “Mas infelizmente essa medida ainda não foi adotada, causando prejuízos ao andamento dos serviços de segurança”, lamentou.

“Recentemente eu assisti um vídeo do deputado Nelter Queiroz denunciando que os policiais da cidade de Lagoa Nova estavam descendo para almoçar em Currais Novos. E, na oportunidade, o secretário de Segurança disse que iria apurar a situação e responsabilizar o comandante de Currais Novos. Mas, na verdade, a saída desses policiais ocorre justamente em razão da falta do vale-alimentação. Não é má vontade nem omissão do policial; é necessidade. Por isso o governo deve resolver essa problemática urgentemente”, argumentou Eliabe.

Ainda segundo o deputado, as associações representativas da categoria também procuraram o governo para solucionar o problema. “Isso tem penalizado os operadores de Segurança Pública, os policiais militares, os bombeiros militares e, principalmente, a população, que acaba ficando desprotegida em alguns momentos”, disse.

Para o Subtenente Eliabe essa questão é “vergonhosa e desrespeitosa com esses trabalhadores que sacrificam suas vidas em prol da segurança dos cidadãos potiguares”. 

Por fim, ele destacou que está apresentando uma indicação ao governo estadual para que o “Vale-alimentação” seja transformado em “verba indenizatória”, a qual, segundo o parlamentar, é a forma mais eficaz de o benefício chegar em todas as cidades do RN.

Postado às 08h15 | 26 fevereiro 2021 |

IFRN divulga resultado final do Exame de Seleção 2021

O resultado final do exame de seleção para os cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRN foi divulgado nesta quinta-feira (25). Os candidatos podem acessar  o resultado individual no portal do candidato e as listas de aprovados ao final desta notícia.

Regido pelo Edital Nº 29/2020-PROEN/IFRN, o processo seletivo aprovou cerca de 3 mil estudantes para os cursos ofertados nos 21 campi do IFRN. Em razão da pandemia de Covid-19, o critério de seleção precisou ser modificado e foi adotada a análise de notas do histórico escolar. 
Pré-Matrículas- On-line

Com o agravamento da pandemia no Rio Grande do Norte, a Coordenação de Acesso Discente (Cadis/IFRN), setor responsável pelo processo seletivo, publicou retificação no edital que altera as datas de matrículas. A orientação do setor, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, é que os estudantes realizem a matrícula preferencialmente de forma on-line, no período de 1 a 17 de março de 2021 (no último dia, as matrículas devem ser feitas até as 17h.

Para se matricular, o candidato classificado deverá acessar o endereço eletrônico https://sso.acesso.gov.br/login  e efetuar o cadastro. A realização da matrícula online será realizada através do endereço eletrônico https://www.gov.br/pt-br/servicos/matricularse-em-curso-de-educacao-profissional-tecnica-educacao-de-jovens-e-adultos-integrado-e-subsequente-ifrn. Após o cadastro, no qual deve ser realizado o preenchimento dos dados solicitados, o candidato deverá fazer o upload da documentação descrita no edital. O candidato menor de idade, além da documentação listada no item 34 deverá, obrigatoriamente, anexar o Termo de Responsabilidade de Matrícula disponível em anexo no Edital.

A documentação deverá estar em formato .docx, doc, pdf, jpg, jpeg ou png, com o máximo de 5Mb por arquivo. As matrículas feitas de modo online passarão por uma avaliação.  No caso de a documentação estar completa e perfeitamente legível, a homologação da matrícula será dada e o candidato receberá uma notificação pelo e-mail cadastrado. Em caso de haver algum erro ou ilegibilidade da documentação apresentada, poderá ser solicitado ao candidato os devidos ajustes. Todas as notificações necessárias serão realizadas através do e-mail cadastrado.

Pré-Matrícula Presencial

O IFRN orienta os estudantes a buscarem o formato presencial apenas se não for possível de forma alguma a pré-matrícula on-line. No momento da pré-matrícula, devem se dirigir ao campus apenas o estudante e o responsável pela assinatura da documentação, a fim de restringir a circulação de pessoas no prédio do Campus. Os dois devem obrigatoriamente usar máscara de proteção. As matrículas presenciais devem ser agendadas, nos dias 10, 11, 12 e 15 de março, através do e-mail das secretarias acadêmicas do Campus para o qual o estudante foi aprovado (lista ao final do edital). O agendamento poderá ser realizado para o período entre 15 e 17 de março.

Documentação

No ato da pré-matrícula, todos os candidatos aprovados deverão apresentar ou anexar a seguinte documentação:

a) 2 fotos 3x4 (recentes e iguais); 

b) Carteira de identidade (cópia acompanhada do original);

c) Cadastro de Pessoa Física (CPF) (cópia acompanhada do original); 

d) Cópia da Certidão de Casamento ou Nascimento; 

e) Título de Eleitor, no caso dos maiores de 18 anos (cópia acompanhada do original);

f) Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino (cópia acompanhada do original);

g) Certificado de conclusão do Ensino Fundamental e histórico escolar (cópia acompanhada do original); h) Parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação, para os aprovados que realizaram estudos equivalentes ao Ensino Fundamental, no todo ou em parte, no exterior;

i) O documento original utilizado no ato da inscrição onde constam as notas do candidato submetidas no certame. Como documento complementar, todos os candidatos aprovados deverão apresentar Carteira de Vacinação atualizada (cópia acompanhada do original).

Em decorrência da atual situação de pandemia da Covid-19, excepcionalmente para este processo seletivo, caso o candidato aprovado não obtenha em tempo para matrícula o Certificado de conclusão do Ensino Fundamental e histórico escolar, poderá apresentar o Termo de Compromisso disponibilizado no Anexo XII do Edital.

Os candidatos aprovados nas listas com reserva de vagas devem observar as informações constantes nos itens 48 a 53 do Edital e às datas dos resultados dos pareceres de renda e sobre pessoas com deficiência. Os candidatos aprovados para uma das vagas da Lista de Ampla concorrência Geral que estiverem em acordo com todos os critérios deste edital e da Organização Didática do IFRN, terão suas matrículas homologadas no momento da pré-matrícula.

CRONOGRAMA 

ATIVIDADE

DATA/PERÍODO

PRÉ-MATRÍCULAS (online)

Das 08h do dia 01/03/2021 as 17h do dia 17/03/2021

AGENDAMENTO DAS PRÉ-MATRÍCULAS PRESENCIAIS

10, 11, 12 e 15/03/2021

PRÉ-MATRÍCULAS (presenciais)

15 a 17/03/2021

Convocação para preenchimento de vagas remanescentes

29/03/2021

Resultado Preliminar dos pareceres de renda

25/03/202

Resultado Final dos pareceres de pessoa com deficiência

Recurso do Resultado Preliminar dos pareceres de renda

26/03/2021

Resultado do recurso dos pareceres de renda

29/03/2021

HOMOLOGAÇÃO DAS MATRÍCULAS (LISTAS DE RESERVA DE VAGAS)

Acesse

Lista de aprovados

Portal do candidato

Edital nº 29/2020-PROEN — Cursos Técnicos Integrados 2021 - Retificado 

Cadastro - Pré-matrículas online 

Pré-matrículas Online

Postado às 10h45 | 25 fevereiro 2021 |

Feira de fotografia online apresenta obras de 20 fotógrafos até o dia 28/02

Pela primeira vez o Margem Hub de Fotografia realiza uma feira de fotografia totalmente online. É a Mostra Refúgios, que reúne trabalhos de 20 fotógrafos de várias partes do país. A ideia surgiu justamente para dar visibilidade para o trabalhos desses artistas visuais em um momento que a pandemia impede a realização de mostras presenciais. A seleção especial de trabalhos, feitos com a curadoria de Paula Lima, pode ser vista no link https://www.margemfoto.com/mostrarefugioscompra

Os trabalhos estão disponíveis para compra até o próximo domingo, 28. Neste data, uma live para para encerramento da feira está prevista para às 16h, com a participação de Paula Lima e da artista visual potiguar Sophia Bauchwitz, realizadora da feira Duna de Arte Contemporânea e que também tem obra em exposição na Mostra Refúgios. O encontro online acontece no Instagram @margemfotohub. 

Com obras com preços mais acessíveis que as mostras presenciais tradicionais, os trabalhos presentes na Mostra Refúgios tentam criar com o público um olhar de familiaridade e segurança, como aquele que buscamos nos refúgios do nosso dia a dia. Repletas de nostalgia e sonho, as 20 fotos trazem conforto fazendo os espectadores mergulharem nas suas próprias memórias ao analisarem cada imagem. A feira é um dos projetos selecionados pela Lei Aldir Blanc, e conta com apoio da Prefeitura do Natal e do Governo Federal.

A mostra tenta fazer uma conexão entre os refúgios apresentados por cada um dos 20 artistas com o nosso próprio refúgio, o nosso lar, de onde os trabalhos serão apreciados. Ressaltando o papel fundamental da arte para garantir reflexão e leveza em tempos de distanciamento social e agravamento da pandemia.

“Neste momento, nós passamos a ter noção de nossas casas como um de nossos principais refúgios. Passamos uma considerável parte do difícil ano de 2020 reclusos aos nossos lares, construindo nosso refúgio cotidiano e transformando por completo nossas rotinas. É certo que passar por toda essa experiência teria sido ainda mais turbulento sem a presença da arte que embalou nossos dias, noites e momentos de contemplação. Desse modo, esperamos que a seleção especialmente composta para a Mostra Refúgios - Feira de Fotografia possa contribuir como mais um espaço de levar arte a diversos lares: direto do nosso para o seu refúgio.”, explica Paula Lima no texto que apresenta a mostra no site do Margem Hub.

A feira de fotografia online reúne o trabalho de fotógrafos do Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, São Paulo e da Argentina. Uma oportunidade para conhecer trabalhos que dificilmente passariam por aqui em uma versão presencial da feira. Além de Sophia Bauchwitz, a Mostra Refúgios apresenta os trabalhos de  Allana Rocha (RN), André Chacon (RN), Ângela Almeida  (RN),   Caíque Costa (BA),  Damião Paz (RN),  Everson de Andrade (RN),  Flavio Ruiz Alermandi (Arg), Gi Rodrigues (BA), João Oliveira (RN), Laíza Ferreira (PA), Lara Ovídio (RN), Marcus Nunes (RS), Meysa Medeiros (RN), Michel de Oliveira (SE), Paula Carvalho (RS), Rodrigo Garcia (MG), Sandra Gonçalves (RJ), Thaynara Rodrigues (PE) e Zé Barreta (SP).

No site, os interessados nas obras encontrarão informações sobre tiragem, tamanho, tipo de impressão e valor das fotografias. Há ainda um formulário de compra a ser preenchido pelos interessados nas obras. Dúvidas sobre as obras e processo de aquisição podem ser respondidas através do telefone (84) 99440-4253, ou através do e-mail para margemfotohub@gmail.com

Postado às 09h30 | 12 fevereiro 2021 |

Refúgio é tema de feira de fotografia online realizada pelo Margem Hub

Ainda atravessando restrições ao convívio social devido a pandemia de Coronavírus, que impede a realização de mostras e feiras presenciais, fotógrafos e artistas visuais precisaram adaptar a exposição de suas obras para o ambiente online, ampliando o acesso do público, e de potenciais compradores, aos seus trabalhos. É justamente para realizar a conexão entre artistas e o público que o Margem Hub de Fotografia está lançando a “Mostra Refúgios”. Uma feira de fotografia online que expõe uma seleção especial de trabalhos de 20 artistas visuais/fotógrafos, todos disponíveis para compra, até dia 28/02, no link: https://www.margemfoto.com/mostrarefugioscompra

O nome da mostra não nasce por acaso. Refúgio é justamente o que se busca reforçar com a seleção de trabalhos feita por Paula Lima, curadora da mostra. A ideia de um lugar onde haja familiaridade, segurança e tranquilidade. É do nosso refúgio mais seguro, o nosso lar, que acessamos 20 obras que apresentam cenários oníricos, sensações e sentimentos nostálgicos, que ao primeiro olhar nos remetem a um lugar de lembranças, mas também de paz e sonho. 

“A própria palavra “Refúgio” traz consigo uma grande carga de significado. De um local tranquilo, onde podemos nos abrigar do perigo àquilo que nos ampara e protege. Nós sempre tivemos uma relação de familiaridade e de busca pela paz a que nossos refúgios nos remetem. Da resistência e luta cotidiana contra aquilo que nos oprime às crenças que nos trazem à esperança no novo, do abraço maternal ao auto reconhecimento e à autoestima. Estes são só alguns exemplos dos tantos refúgios humanos e tantos mais que poderão ser descobertos em cada uma das imagens e relações entre elas”, explica Paula no texto de apresentação da feira de fotografia.

Essa é a primeira vez que o Margem Hub de Fotografia realiza uma feira de obras de arte em que todos os trabalhos expostos podem ser adquiridos online. Com algumas obras com valor mais acessível com relação às exposições presenciais, algo que incentiva o colecionismo de arte no Rio Grande do Norte.

A feira  é uma oportunidade para conhecer o trabalho de fotógrafos do Rio Grande do Norte e de outros estados. A Mostra Refúgios traz fotos dos artistas Allana Rocha (RN), André Chacon (RN), Ângela Almeida  (RN),   Caíque Costa (BA),  Damião Paz (RN),  Everson de Andrade (RN),  Flavio Ruiz Alermandi (Arg), Gi Rodrigues (BA), João Oliveira (RN), Laíza Ferreira (PA), Lara Ovídio (RN), Marcus Nunes (RS), Meysa Medeiros (RN), Michel de Oliveira (SE), Paula Carvalho (RS), Rodrigo Garcia (MG), Sandra Gonçalves (RJ), Sofia Bauchwitz (RN), Thaynara Rodrigues (PE) e Zé Barreta (SP). 

No site, os interessados nas obras encontrarão informações sobre tiragem, tamanho, tipo de impressão e valor das fotografias. Há ainda um formulário de compra a ser preenchido pelos interessados nas obras. Dúvidas sobre as obras e processo de aquisição podem ser respondidas através do telefone (84) 99440-4253, ou através do e-mail para margemfotohub@gmail.com.  

A Mostra Refúgios - Feira de Fotografia, é uma realização do Margem Hub de Fotografia, e conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal e do Governo Federal, a partir de recursos garantidos pela Lei Aldir Blanc.

Postado às 09h30 | 12 fevereiro 2021 |

Fevereiro Roxo: Casos de fibromialgia precisam ser acompanhados por um médico

Um problema comum, que atinge cerca de 4% da população mundial e que precisa de diagnóstico médico, a fibromialgia, é uma síndrome clínica que se manifesta com dor em todo corpo e que chega acompanhada com sintomas de cansaço, fadiga, ansiedade, depressão e até alterações intestinais.

Para entendê-la e conscientizar a população da importância do tratamento e acompanhamento médico para evitar maiores transtornos durante a rotina diária, a campanha Fevereiro Roxo alerta as pessoas para a importância do diagnóstico. Segundo o médico reumatologista, dr. Rafael Hesley (CRM-RN/9521), que atende na Humana Clinic, é necessário que o paciente procure ajuda.

"É importante caracterizar bem ao paciente que ele é portador de uma doença, que os sintomas não foram inventados por ele, e que existe sim, uma forma de cura e tratamento. Por isso é necessário o acompanhamento com o profissional reumatologista para que os pacientes possam ter condições normais de saúde assim como outras pessoas inseridas na sociedade", ressaltou o médico.

Quanto ao tratamento, o médico destaca que ele pode acontecer de duas formas, sendo por meios farmacológicos e não farmacológicos. "A psicoterapia, o exercício físico e a educação a respeito da doença podem ser meios não farmacológicos receitados ao paciente e através de medicamentos, podemos receitar medicamentos ansiolíticos, analgésicos de levada crônica e medicamentos para melhor controle do sono. Lembrando que é importante o diagnóstico médico para ser receitado o melhor tipo de tratamento", explicou dr Rafael.

Campanha Fevereiro Roxo

O Fevereiro Roxo da Humana Saúde está inserido dentro da campanha #Fevereiro da Conscientização, que tem como objetivo levar esclarecimento e informações úteis para o público, em geral, sobre as doenças de Alzheimer, Lúpus, Fibromialgia e Leucemia.

A campanha contará com a produção de matérias, postagens em redes sociais e ainda vídeos, trazendo médicos esclarecendo aspectos importantes sobre essas doenças. O #Fevereiro da Conscientização abrange também o Fevereiro Laranja.

​ ​