BLOG - Arquivo SA

postado às 09h45 | 20 de abril de 2022

RN firma compromisso de redução em 50% das mortes e lesões no trânsito até 2028

O estado do Rio Grande do Norte aderiu nessa segunda-feira (18) ao Plano Nacional pela Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A assinatura do termo de compromisso foi registrada pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran), Jonielson Pereira, e pelo secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, em solenidade realizada no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, em Natal.

O momento contou com a participação do vice-governador do RN, Antenor Roberto, além de representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Projeto Vida no Trânsito (PVT), Conselho Estadual de Trânsito do RN (Cetran), Detran/RN, Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU), entre outras instituições envolvidas na pauta da segurança viária.

O diretor do Detran/RN, Jonielson Pereira, explicou que a iniciativa do Governo do Rio Grande do Norte tem como foco a ampliação da segurança no trânsito estadual, já que as 160 ações prioritárias direcionadas pelo Pnatrans agem de maneira programada até 2028 estimulando a redução em 50% no total de mortes e lesões decorrentes de acidentes no trânsito.

“O Pnatrans une os governos Federal, Estadual e Municipais na construção de um trânsito menos violento. Cada um desses entes vai agir integrado para alcançar suas metas que é a de reduzir em 50% as mortes ocorridas no trânsito brasileiro. É uma meta ousada que vamos buscar aqui no Rio Grande do Norte”, comentou o diretor Jonielson Pereira.

Já o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, destacou o empenho das demais autoridades de trânsito para o sucesso do Pnatrans no Brasil, informando que o plano tem potencial de preservar 86 mil vidas em 10 anos. “Com a assinatura do termo de compromisso do Governo Federal com o Rio Grande do Norte, o plano começa a ser posto em prática em mais da metade dos entes federados. Com a mobilização, cresce a conscientização de condutores e, consequentemente, mais vidas são salvas no trânsito brasileiro”, ressaltou.

Até o momento, além do Rio Grande do Norte, aderiram ao Pnatrans o Distrito Federal, Paraná, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Roraima, Espírito Santo, Bahia e Pernambuco.

 



postado às 09h45 | 20 de abril de 2022

Infarto é mais perigoso em mulheres do que em homens

A cada 12 minutos, duas mulheres morrem em decorrência de cardiopatias no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. O número alarmante revela a necessidade da prevenção e de ações de conscientização. Dor ou desconforto na região do peitoral em forma de aperto, podendo irradiar para o braço esquerdo, as costas e o rosto, suor frio, palidez, falta de ar e sensação de desmaio, são sintomas preocupantes, por exemplo, de infarto. Este ataque cardíaco é diagnosticado de forma diferente entre os homens e as mulheres. 

''Isso acontece porque o coração de uma mulher é ligeiramente menor do que o de um homem, cerca de dois terços do tamanho. Existem pesquisas atestando também que as frequências cardíacas médias, por exemplo, são mais aceleradas no público feminino. Inclusive, a chance de termos um infarto é maior, pois temos artérias coronárias mais finas e maior tendência a sofrer com obstruções não apenas nas artérias principais, mas também nas menores, que fornecem sangue ao coração'', explica a cardiologista do Sistema Hapvida, Dra. Gisele Correia. 

A médica ressalta ainda que, de acordo com a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Brasil (Arpen-Brasil), entre 2019 e 2021, o número de infartos em mulheres de 20 a 29 anos cresceu 23%; na faixa etária de 30 a 39 anos, o aumento foi de 38%. ''Geralmente, as pacientes deixam de lado a existência de sintomas porque acabam associando ao estresse e cansaço. A consequência, infelizmente, é fatal. Por isso, incentivamos as consultas regulares a cada um ano para aquelas saudáveis e a cada seis meses para as que têm fatores de risco como hipertensão, diabetes e obesidade'', afirma a especialista. 

 



postado às 09h00 | 14 de abril de 2022

Detran trabalha conscientização e respeito à faixa de pedestres em Natal

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realizou mais uma ação educativa na zona Sul de Natal, nessa quarta-feira (13). A intervenção focou as orientações na travessia de ruas e avenidas utilizando a faixa de pedestres. A medida de conscientização e alerta aos pedestres aconteceu na Av. Engenheiro Roberto Freire, na faixa situada em frente ao Vilarte.

Durante a ação, os técnicos do Detran abordaram diversos pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores de outros veículos. As informações repassadas pela equipe do órgão de trânsito estadual apontavam para a segurança na travessia, lembrando a importância de fazer o “sinal da vida” para alertar os condutores, aguardar a parada dos veículos, e somente depois iniciar a travessia da avenida com segurança, evitando acidentes e preservando vidas.

A ação contou com a equipe do teatro pedagógico do Detran, composta por três atores vestidos de palhaços onde são apresentadas canções com temas de segurança no trânsito e abordagens lúdicas à população que circulava na área da intervenção educativa. “Esse é um trabalho de educação e conscientização importante, pois tem o objetivo de preservar vidas no trânsito. Também já faz parte das ações educativas do Detran que serão intensificadas durante o Maio Amarelo, que é um mês voltado a segurança, chamando a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo e como podemos mudar essa situação”, explicou o subcoordenador de Educação para o Trânsito do Detran, Flávio Câmara.

Outro ponto importante desenvolvido no decorrer da ação educativa foi a abordagem a ciclistas, motociclistas e condutores de veículos. A medida buscou orientar para o respeito a faixa de pedestres, a importância de reduzir a velocidade ao se aproximar desses locais e atender a solicitação das pessoas que sinalizam para atravessar ruas e avenidas. “Se os pedestres fizer a sua parte de sinalizar, aguardas a parada dos veículos e seguir, como também os motoristas diminuírem a velocidade ao visualizar a faixa dando preferência aos pedestres não haverá acidentes e teremos o trânsito que buscamos, ou seja, trânsito seguro”, concluiu Flávio Câmara.



postado às 09h00 | 14 de abril de 2022

Centros de Excelência em Negócios e em Empreendedorismo são reabertos em Natal

Após dois anos fechados e boa parte das atividades suspensas por conta da pandemia, dois Centros de Excelência em Negócios e em Empreendedorismo do Rio Grande do Norte foram reabertos nesta terça-feira (12), em Natal.

Dessa maneira, o Núcleo de Prática de Negócios (NPN) e o Empreende UnP retomam atividades presenciais, agregando valor às instituições parceiras locais que fomentam a prática profissional e a criação de novos negócios.

Sediados na Universidade Potiguar (UnP) da Unidade Roberto Freire, zona Sul da capital, os espaços promovem inovação e tecnologia, além de serem um diferencial no mercado de trabalho para estudantes, profissionais formados, pesquisadores e toda a cadeia produtiva potiguar.

Tais características foram reafirmadas em solenidade que marcou a reabertura das atividades. O evento também contou palestra do empreendedor Pablo Farias, fundador do Loucos por Coxinha, e lançamento dos 12 projetos de extensão da área de Negócios que serão executados ao longo do semestre 2022.1.

“Somos agentes transformadores. Tudo o que é executado aqui influencia no desenvolvimento individual, gera impacto na sociedade e transforma vidas. Essa é a nossa missão”, afirma o coordenador dos cursos da Área de Gestão e Negócios da UnP, professor Eduardo Arruda.

Tanto o Núcleo de Prática de Negócios quanto o Empreende UnP somam forças com instituições parceiras como Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Sebrae RN, Sistema Fecomércio (Sesc e Senac), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RN) e Banco Santander.

Projetos de extensão

·         Comunicação Multiplataforma para Micro e Pequenas Empresas

·         Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX)

·         Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF)

·         Sem Fronteiras

·         Modelo Potiguar das Nações Unidas (POTIMUN)

·         Conexão 101

·         Núcleo Estudantil de Treinamento e Serviço (NETS)

·         M de Mulher

·         PodMais

·         Mapeando Processos

·         Desenvolva-se

 Sustentabilidade Ambiental e Empreendedorismo



postado às 09h00 | 14 de abril de 2022

Domingo de Páscoa com Encanto no Bosque Encena

O Bosque Encena desse domingo (17) trará o espetáculo da B&P ENTRETENIMENTO, “ENCANTO, O MUSICAL” que conta a história de Mirabel Madrigal que nasceu em uma família de magos, mas é a única que não possui poderes. Aos 5 anos de idade, durante o seu rito de passagem, a avó duvidou por um instante de sua capacidade mágica, e por esse motivo ela se tornou diferente dos demais.

Mas no desenrolar da história, Mirabel, aquela que parecia ser a desprovida de poderes torna-se a responsável por ensinar os valores de afeto, amor e carinho que a família sempre prezou, mas havia deixado de lado na tentativa de preservar a todo custo a magia. Encanto nos fala de superação, aceitação das diferenças e nos passa valiosas lições.

Espetáculo: ENCANTO, O MUSICAL
Cia: B&P ENTRETENIMENTO
Local: ANFITEATRO PAU-BRASIL | PARQUE DAS DUNAS
End: AV. ALEXANDRINO DE ALENCAR, S/Nº - TIROL - NATAL/RN
Dia: 17 DE ABRIL
Hora: 10H
Acesso ao Parque: R$ 1,00 (UM REAL) – O ESPETÁCULO É GRATUITO!



postado às 08h45 | 14 de abril de 2022

Cartaz da Paixão de Cristo com Jesus entre mulheres gera polêmica

Um cartaz do espetáculo Paixão de Cristo publicado nessa quarta-feira (13) nas redes sociais da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, da Prefeitura de Teresina, gerou polêmica. No anúncio, a figura de Jesus Cristo aparece entre quatro mulheres com roupas decotadas.

De acordo com a publicação, as mulheres são as vencedoras de concursos de beleza Cecília Almeida, Emylle Costa e Gaby Lacerda. Ainda segundo a publicação, elas interpretarão os seguintes personagens: Demônio, Cláudia e Salomé, respectivamente.

No Facebook, a publicação conta com reações negativas. “Falta de respeito”, escreveu uma pessoa. A imagem também havia sido publicada no Instagram, mas foi removida pela página horas após a divulgação.

Com informações de g1 e Metrópoles



AUTOR

Saul Amorim