Arquivo SA

Postado às 09h30 | 27 maio 2021 |

Segunda expedição para remover espécie invasora no litoral do RN

Em iniciativa pioneira no estado, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema juntamente com um grupo de pesquisadores, realizará a partir da próxima semana, do dia 31 de maio a 03 de junho, a segunda operação de remoção do Coral-sol, identificado na Área de Proteção Ambiental Recifes de Corais (APARC). O coral-sol é uma espécie invasora, que coloniza ambientes marinhos e pode impedir o crescimento de espécies nativas.

A nova expedição terá o objetivo de continuar o trabalho de retirada da espécie que compromete o ambiente marinho nativo. Na primeira atividade, no início de maio, foram retiradas 60% das colônias, totalizando 1.500 e cerca de 1.000 fragmentos de coral-sol na área afetada. Na ocasião, também foram realizadas coletas qualitativas dos corais invasores, que foram encaminhados ao Laboratório de Ecologia Marinha da UFRN para avaliar possíveis efeitos sobre a biodiversidade local.

A atividade será realizada pelo Idema, por meio do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC), em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Sustentável da Terra Potiguar (Fundep), a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), coordenada pelo professor Guilherme Longo, do Departamento de Oceanografia, e a empresa de mergulho CCR-Brazil.

A equipe será composta por 10 mergulhadores especialistas em oceanografia e biologia marinha, com o intuito de manter, também, um monitoramento sistemático e contínuo na área para controle da espécie. O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, explica que este coral é considerado invasor, uma vez que ameaça a biodiversidade local, podendo prejudicar a riqueza de espécies nativas e ameaçar as atividades econômicas da região, como pesca e turismo.

“As espécies possuem diversas estratégias de crescimento e reprodução, além de defesas e ausência de predadores efetivos. Por isso, são invasores eficientes, que podem colonizar ambientes e impedir o crescimento de espécies nativas. Vale ressaltar também, que o Idema continuará com o monitoramento de toda APARC, em razão da sua importante diversidade biológica”, explicou o diretor.

Postado às 09h30 | 27 maio 2021 |

Moviecom Praia Shopping reabre nesta quarta (26)

Na fase da reabertura, o cinema informa que irá operar com a capacidade reduzida e apenas 5 salas. As distâncias entre as pessoas sentadas nas salas têm sido um ponto comum em todos os protocolos e isso será garantido automaticamente pelo próprio sistema de venda de ingressos do cinema. O distanciamento social também será feito nas filas de terminais de autoatendimento, bilheteria e bomboniere, a partir de sinalizações de piso.

Recipientes de álcool gel estão disponíveis em pontos estratégicos do cinema e a higienização das áreas comuns e salas de cinema estarão será ainda mais rigorosa, com um espaçamento maior entre sessões para que isso seja garantido. Será obrigatório o uso de máscara (clientes e colaboradores) em toda a área do cinema. Exceto no momento em que o espectador estiver sentado em seu lugar marcado consumindo alimentos dentro da sala. As normas são parecidas com o que está definido para os restaurantes.

Os colaboradores do cinema estão treinados e ficarão responsáveis pela checagem da sala e se as normas estão sendo cumpridas por todos. Além disso, a rede produziu um vídeo para ser exibido nas redes sociais e nas telas dos cinemas que informa como os espectadores podem circular em segurança.
O estímulo a compra antecipada pelos aplicativos será reforçado pela rede de entretenimento que já informa uma série de estreias importantes agendadas como por exemplo “Cruella”, “Invocação do Mal 3”, "Um Lugar Silencioso 2", inclusive nacionais.

O cinema, assim como diversas áreas, foi afetado pela crise e pela pandemia, e prontamente atendeu aos direcionamentos de autoridades de saúde sobre fechamento de serviços não-essenciais. O segmento de cinema no Brasil emprega milhares de pessoas, entre funcionários de redes exibidoras, distribuidoras, produtoras, além de serviços terceirizados. Todos estão sendo afetados pela crise. Agora os governos anunciaram planos e datas de reabertura por todo o país e a rede informa que seguirá rigorosamente todas as normas e que está preparada para receber o público com segurança.

Para acessar programação do Moviecom: https://moviecom.com.br/cinema/natal-praia-shopping/

Postado às 09h30 | 27 maio 2021 |

É Lei: Bares e restaurantes são serviços essenciais em Natal

O Diário Oficial do Município de Natal publicou na manhã desta quarta-feira (26) a Lei Nº 7.146 sancionada pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB), que reconhece como essencial, na capital potiguar, a atividade econômica exercida por restaurantes, bares e similares. A proposta aprovada pela Câmara Municipal de Natal é de autoria do vereador Aldo Clemente (PDT), e tem como objetivo estabelecer regras de funcionamento para o setor a partir de rígidos protocolos de segurança.

O parlamentar explica que o setor de restaurantes, bares e similares vem sendo um dos mais prejudicados pela pandemia, sendo este responsável pela geração de milhares de empregos.

“A atividade turística movimenta hoje cerca de 65% da economia de Natal e os bares e restaurantes têm uma parcela significativa nessa área. A aprovação desse projeto não é para a proliferação do vírus COVID, pelo contrário, é para que sejam feitas as devidas fiscalizações e que as atividades possam continuar com total segurança”, destacou Aldo Clemente.

Segundo a Lei, "em caso de calamidade pública ou estado de emergência, causado por qualquer desastre, natural ou não natural, o Município poderá estabelecer protocolo de segurança, definindo limitação do número de pessoas e horário de funcionamento do comércio, além de outras regras de proteção à saúde e medidas sanitárias, de forma a garantir o devido distanciamento social".

Ainda conforme a nova legislação, "as medidas mencionadas no caput, que devem se dar por decisão devidamente fundamentada e justificada da autoridade competente, tendo por base critérios técnicos e científicos, visam impedir aglomerações e a propagação de doenças".

O vereador ressaltou que sua proposta busca encontrar uma forma de proteger a vida da população, mas também o emprego do trabalhador. “Os salários e os empregos estão cada vez mais escassos. O setor vem sendo um dos mais prejudicados pela pandemia, sendo este responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos na capital, e precisamos salvar a vida de todos, inclusive de quem precisa trabalhar pelo pão de cada dia", ressaltou Aldo Clemente.

Postado às 08h15 | 06 maio 2021 |

Projeto prevê novas regras na instalação de sanitários a pessoas com deficiência

Para incentivar a inclusão social na capital potiguar, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal de Natal aprovou, durante reunião virtual nesta segunda-feira (03), um projeto de lei encaminhado pelo vereador Chagas Catarino (PSDB), que dispõe sobre a regulamentação da instalação de vasos sanitários para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no âmbito do município.

A vereadora Júlia Arruda (PCdoB), relatora da matéria, deu parecer favorável, porém, apresentou emenda ao texto. "Trata-se de uma iniciativa relevante para a promoção da cidadania do público alvo desta política pública. Para contribuir com a proposta, fizemos adequações em alguns pontos da redação, como no artigo que estabelece que vasos comuns devem substituir os sanitários com fenda frontal, haja vista que estes últimos são impróprios para o uso das pessoas com deficiência e apresentam riscos para a integridade física".

Na ocasião, o colegiado ainda recebeu o secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, para responder sobre as reivindicações do segmento, especialmente as análises dos pedidos de isenção do IPVA  (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

"Temos dado total prioridade ao tema no Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Identificamos, quando assumimos a pasta, a demora na análise de vários processos. Diante deste cenário, criamos uma força-tarefa para resolver o problema e conseguimos oferecer celeridade nas questões relacionadas às isenções de IPVA e ICMS, que é um direito para veículos com valor máximo de R$ 70 mil. Também uniformizamos os procedimentos para melhorar o atendimento das demandas", informou o secretário Carlos Eduardo.

Por fim, o presidente da Comissão, vereador Tércio Tinôco (PP), avaliou o andamento dos trabalhos. "Aprovamos um importante projeto que já estava com parecer pronto e encaminhamos outros três para relatoria. Além disso, a presença do secretário de Tributação do Estado nos ajudou a fazer um diagnóstico da situação de algumas pautas que  interessam a população, especialmente às pessoas com deficiência".

Postado às 10h00 | 05 maio 2021 |

Ame Digital chega nos melhores restaurantes e estabelecimentos de Natal

Já pensou em consumir nos melhores estabelecimentos e ainda receber uma parte do seu dinheiro de volta? Pioneira em inovação por meio de pagamentos digitais, a Ame Digital vem expandindo fortemente sua presença no Rio Grande do Norte, especialmente na cidade de Natal. A Ame oferece promoções com até 30% de cashback, por tempo limitado, em bares e restaurantes selecionados na capital potiguar. Comprando pelo app nas lojas parceiras, parte do valor da compra volta para sua conta Ame e pode ser utilizado posteriormente para novas compras ou transações dentro do próprio app. O app da Ame está disponível e pode ser baixado gratuitamente nas versões Android ou iPhone (iOS).

Lojas, bares e restaurantes como Camarões, Mangai, Marechal, Casa Nacre, Cardume, Pizza Hut, Chapelatto Coffe Shop, Adega São Cristóvão, Tirinete, Prático Gourmet, Açai Petropolis, já estão aceitando Ame como meio de pagamento(Confira a lista completa abaixo). Para participar, basta baixar o app e escolher pagar a conta com Ame. É fácil, rápido e intuitivo. É importante lembrar que a promoção de 30% de cashback é temporária e válida apenas para estabelecimentos selecionados. A Ame é um meio de pagamento bastante difundido em Natal e muito utilizado para abastecimentos nos postos de combustível BR e nas Lojas Americanas.

Como funciona o cashback da Ame?

Quando você utiliza o aplicativo para fazer pagamentos em estabelecimentos parceiros, parte do valor gasto retorna para sua conta Ame. O valor do cashback é informado no site da loja, no extrato da conta Ame e em “Detalhes da compra”.

O percentual do cashback pode variar de acordo com as ações promocionais das lojas parceiras. O prazo para receber o dinheiro de volta é de até 30 dias corridos para compras online e de até 7 dias corridos para compras feitas em lojas físicas. Uma vez na conta, o valor não expira nunca. Aproveite!

Sobre a Ame

Lançada em 2018, a Ame é uma fintech e plataforma mobile de negócios do Universo Americanas criada para simplificar a maneira como as pessoas e empresas se relacionam com o dinheiro. O aplicativo, pioneiro no programa de cashback no país, permite a qualquer pessoa realizar pagamentos via QR Code pelo celular e oferece mais de 50 funcionalidades, como depósitos e transferências para outras contas Ame, cartão pré-pago, Pix, empréstimos, pagamentos de conta e recarga de celular. Uma das principais iniciativas da IF – Inovação e Futuro, motor de inovação do Universo Americanas, o super app está presente nas 1.700 unidades das Lojas Americanas, nos sites Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato, e em 2,8 milhões de sites e lojas no país.

​ ​