Arquivo SA

Postado às 16h15 | 18 dezembro 2020 |

Emenda aprovada pelo Congresso amplia assistência a pessoas em situação de rua

O Congresso Nacional aprovou, esta semana, uma emenda sugerida pelo deputado federal Rafael Motta (PSB) à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021 que permite a ampliação de recursos reservados no Orçamento da União para políticas de assistência a pessoas em situação de rua.

A mudança proposta por Rafael e aprovada pelos deputados federais e senadores torna investimentos em ações capazes de contemplar esse grupo populacional uma prioridade no texto orçamentário nacional.

Segundo o parlamentar, as razões para a mudança estão no fato de o Brasil somar quase 14 milhões de desempregados e a população em situação de rua ter crescido 140% desde 2012, chegando a quase 222 mil brasileiros em março de 2020, antes do início da pandemia, conforme dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

“Com a pandemia, estima-se que esse número tenha aumentado ainda mais, o que pode ser constatado nas ruas de todo o Brasil e em Natal não é diferente. A aprovação dessa emenda foi importante para atenuarmos a invisibilidade social desse segmento populacional que se encontra distante das políticas públicas”, disse Rafael.

Na capital potiguar, como argumentou o deputado federal na justificação da mudança, há apenas um centro voltado para o acolhimento da população de rua e em 2019, cerca de 1.200 pessoas passaram pela triagem do Centro Especializado em Assistência Social de Natal, o Centro Pop.

“O que queremos é garantir a dignidade da pessoa humana e principalmente promover a inclusão social dessa população hoje tão vulnerável e esquecida”, concluiu Rafael sobre a inclusão da emenda no Anexo de Metas e Prioridades da LDO 2021.

Postado às 16h00 | 18 dezembro 2020 |

Defensoria Pública do RN está em regime de plantão até 06 de janeiro de 2021

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) irá atuar em regime de plantão durante o período de Recesso Forense. As orientações sobre o atendimento e funcionamento do órgão foram definidas pelo Conselho Superior da Defensoria Pública e valerão para o período entre os dias 20 de dezembro de 2020 e 06 de janeiro de 2021.

Durante o período, os atendimentos das cidades de Ceará-Mirim, Macaíba, Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante serão realizados através do Plantão da Região Metropolitana no telefone (84) 99695.8936. Os demais núcleos também farão o atendimento de plantão de forma remota e digital.

Durante o plantão, os Defensores Públicos darão prioridade às demandas urgentes, tais como: habeas corpus, liberdade provisória, relaxamento de prisão e outras medidas acautelatórias cabíveis; tutela do direito à saúde; defesa da mulher em situação de violência doméstica e familiar; relaxamento de prisão civil; medidas de garantia da liberdade do adolescente infrator; tutelas provisórias antecedentes de urgência; tutela do direito da defesa das crianças e adolescentes em situação de risco; mandado de segurança com pedido de liminar e outras medidas acautelatórias cabíveis; alvará para sepultamento e direito a acompanhante no parto.

Postado às 16h00 | 18 dezembro 2020 |

Jania Souza lança livro de poemas regionais e com forte carga emocional

O que é a poesia? Se é a expressão do sentimento. Se é reflexo das emoções. Se é um retrato floreado da vida. Se são reminiscências de todo um passado em poucas frases. Se for tudo isso, é também sinônimo do novo livro da poeta Jania Souza.

O título, como todos, delimita a abrangência temática, mas também provoca a imaginação a alçar alguns voos: “Flores, laranja, pimenta – raízes em andanças”, como se elementos tão terrenos e palpáveis pudessem expressar tanta subjetividade.

O livro será lançado de forma virtual na próxima segunda-feira (21), às 19h, no instagram da Editora B3S. Mas na esperança de melhoras no cenário pandêmico, já está agendado também lançamento físico para a próxima Feira do Livro de Natal, no estande da B3S.

“Os poemas que compõem a obra não estão subordinados às formas exigidas por rígidas normas. São leves e soltos quanto a esse quesito. Porém são fortes no que tange a emoção e o sentimento, cerne da mensagem parida na inspiração”, conta a autora.

Segundo Jania, alguns poemas nasceram com espontaneidade, outros foram despertos por temas e desafios propostos por ela ou por algum editor, mas “sem o compromisso de surgirem por cabresto”,brinca.

Mas houve algumas cobranças internas da própria poeta. “Sempre desejei poetar sobre o pico do Cabugi, as serras onde nasce o Potengi, o vale do rio Açu e do rio Mossoró, essa geografia e hidrografia que acompanha meus passos desde a infância”.

São provocações geográficas que datam alguns anos, e após escrita, a obra deveria ser lançada em 2019. Mas veio a pandemia e durante o período reclusa, o livro foi enriquecido por novos poemas que deram substância em termos regionais.

Jania Souza

A escritora-poeta natalense Jania Souza é também artista plástica e articuladora cultural. Escreve literatura infantil, juvenil e adulta com 18 livros solos.

É sócia em entidades literárias nacionais e internacionais: SPVA/RN, AJEB/RN, APPERJ, Poetas del Mundo, Poemas à Flor da Pele, Movimento Elos Escritores, ALAMP, Literarte, Académie Luminiscence França Brasil dentre outras.

Atualmente ocupa o cargo de 1º. Vice-presidente na União Brasileira de Escritores (UBE/RN).

É laureada com reconhecimento literário no Brasil e exterior entre os quais, destaca o Prêmio World Art Friends 2010 para seu livro “Entre Quatro Paredes” concedido pela Corpos Editora, Porto/Portugal.

Seu livro “Em horas vagas” recebeu o Troféu e Prêmio Literatura Melhor Livro de Contos 2018 pela ZL Books, e ainda o Prêmio IV Talentos Helvéticos-Brasileiros 2019.

Jania também foi agraciada com o prêmio Melhor Livro Educacional 2019 para seu livro “O Jovem Lenhador e o Violão” pela ZL Books.

Em 2020 foi classificada em terceiro lugar no Prêmio Literário Nísia Floresta da Fundação José Augusto/RN com a obra “Pioneiras”.

Teve participação em feiras de livros e bienais pelo mundo, inclusive esteve representada por suas obras nos Salões Internacionais de livros organizados pela ZL Books Editora.

Postado às 09h15 | 17 dezembro 2020 |

Novo empreendimento da Moura Dubeux em Natal aposta em inovações

A construtora Moura Dubeux realizou nesta quarta-feira (16), o pré-lançamento do seu mais novo empreendimento em Natal, o edifício residencial Olhar das Dunas. Com um projeto inovador, marca registrada dos produtos MD, o edifício residencial será erguido em localização privilegiada no bairro de Lagoa Nova (na Rua da Saudade, com parte do terreno entre as avenidas Amintas Barros e Rui Barbosa) e possui uma torre única com todos os apartamentos voltados para o nascente e vista permanente para o Parque das Dunas, além de estar cercado por equipamentos urbanos como shoppings, hospitais, escolas, supermercados, academias e uma série de serviços.

“Olhar das Dunas” oferece plantas versáteis, modernas e voltadas para atender às novas necessidades das famílias. São três tipologias de apartamentos com opções de áreas entre 55,27m² e 73,81m², os layouts das plantas permitem adequações como sala ampliada, criação de áreas de home office e ampliação da área de armário ou criação de closet no quarto de casal.
Todos os apartamentos terão diferenciais como fechadura eletrônica nas portas de entrada, chuveiros aquecidos por aquecedor, o que traz economia no consumo de energia, guarda-corpo em vidro, piso em porcelanato polido 60x60 e pontos de ar-condicionado na sala, além dos quartos.

As áreas comuns serão entregues equipadas e decoradas e a estrutura de lazer é uma atração à parte, com piscinas aquecidas, piscina adulto com área de banco com jatos de massagem, deck lounge com churrasqueira, salão de festas com áreas gourmet, academia, brinquedoteca, playground acomodado em uma área de jardim espaçosa e arborizada, área de terraço ambientada, iluminação inteligente e em LED, wi-fi, tomadas USB, irrigação automatizada e lixeira com coleta seletiva.

INOVAÇÃO
O Olhar das Dunas traz ambientes adequados aos novos hábitos e comportamentos das pessoas, como o “Guarda-e-commerce”, que dá praticidade para os usuários que podem ter suas compras recebidas e acomodadas quando os moradores não estiverem em casa, ou até viajando. A lavandeira deixa a roupa lavada, o supermercado deixa a feira ou o Correios deixa os itens comprados pela internet que ficam bem guardados e seguros e o morador busca quando chegar em casa. Já para o conforto dos animais de estimação, foi criado o “Pet wash”, um espaço que serve tanto para dar banho no pet, como também para brincar.

O empreendimento também vai oferecer vagas compartilhadas para carregamento de carro elétrico, sendo uma no estacionamento do prédio e outra na parte externa do prédio, nas vagas de visitantes, e ainda bicicletário, valorizando o hábito de andar de bicicleta. A geração de energia será por placas solares para atender a parte do consumo das áreas comuns, a portaria terá sistema de acesso de moradores por digital ou reconhecimento facial , acesso de visitantes por QR Code e acesso de veículos por TAG.

“O Olhar das Dunas foi projetado com exclusividade para as diversas realidades das famílias natalenses. Escolhemos uma área de mais de três mil metros quadrados situada entre Lagoa Nova e Morro Branco e temos opções de plantas modernas com o toque de exclusividade e o alto padrão de qualidade da Moura Dubeux. Estamos otimistas com a recuperação do mercado e muito confiantes que o empreendimento será um sucesso de vendas”, destacou Fernando Amorim, diretor regional da Moura Dubeux.

Eduarda Dubeux Carvalheira, gerente de Marketing e Vendas da MD, explica que os interessados em conhecer os detalhes e diferenciais do Olhar das Dunas podem acessar clicando aqui ou ligar para a central telefônica 4020-3538. “O Olhar das Dunas vem cercado de diferenciais, inovações e traz um novo conceito de moradia, atento ao mercado e às novas demandas sociais. E também está localizado em um bairro onde se encontra tudo que precisa. É uma excelente opção de moradia e de investimento”.

SOBRE A MOURA DUBEUX
Criada em 1983, em Pernambuco, a Moura Dubeux atua no setor imobiliário com o foco em projetos para primeira e segunda residência e empresariais. A partir de 2008, iniciou expansão no Nordeste e completa 12 anos de operações no Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Alagoas. Atualmente, a incorporadora emprega aproximadamente dois mil funcionários, contabiliza a entrega de mais de 218 empreendimentos e possui o índice dos 3,6 milhões de m² construídos. O relacionamento com o cliente, pré e pós-venda, é um dos pilares que norteiam a empresa, especialmente nos meios onlines, onde contabiliza 25% das vendas.

Postado às 09h15 | 17 dezembro 2020 |

Artesãos são beneficiados com alimentos e kits de higiene pessoal

O Projeto Busão Solidário (Seturn/NatalCard), entregou nesta quarta-feira (16), 110 cestas básicas e kits de limpeza e higiene pessoal às famílias dos artesãos que são acompanhados e assistidos pela Prefeitura de Natal através da SEMTAS - Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social. Com isso, alcança o total de 10. 099 cestas com kits, o que equivale a mais de 181 toneladas de alimentos e material de higiene e limpeza doados à população carente.

Para participar da campanha as pessoas podem fazer as doações nos 10 postos de coleta do Supermercado Nordestão e postos fixos do SETURN e NatalCard: Na antiga rodoviária da Ribeira; Fundação Augusto Severo (Zona Norte) – Endereço: Av. Dr. João Medeiros Filho, 64, Igapó; no NatalCard Zona Sul, na Av. Sen. Salgado Filho, 2850, Loja 5, Chacom Center – Candelária, e; no galpão da antiga sede da entidade, na Av. Duque de Caxias - Ribeira.

Empresas e grupos que desejarem fazer doações em grande quantidade é só se dirigir ao armazém do SETURN, no bairro da Ribeira, ou manter contato pelo Call Center 3026-8450 para comunicar um ponto de coleta. Quem pretende ajudar sem sair de casa, pode fazer doações bancárias. Os dados são: Banco Sicoob (756), agência 4194, conta corrente 7327-0, CNPJ: 02.967.096/0001-97.

Os pontos de arrecadações e todas as informações do Busão Solidário estão disponíveis nas redes sociais @seturn e @natalcard e nos sites 
seturn.com.br e natalcard.com.br.

SOBRE A CAMPANHA - A campanha Busão Solidário é realizada em parceria. Para isto entidades são estimuladas a participar da ação. A Prefeitura do Natal via Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas-NATAL) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU-NATAL) já está participando, assim como o NatalCard.

Também participam o Tribunal de Justiça do Estado (TJRN), Tribunal Regional do Trabalho (TRT/RN), Ministério Público do Estado (MPRN), Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN), Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), entre outras instituições.

O plano de ação do Busão Solidário tem ônibus caracterizado e pontos de coleta em 10 lojas do Nordestão.  Os donativos para cestas básicas são recolhidos todos os dias, ao final do expediente, a frota Busão Solidário leva os donativos da sociedade natalense para o galpão do SETURN, no bairro da Ribeira, para separar, embalar, organizar e distribuir os donativos. Seguindo as recomendações da vigilância sanitária.

​ ​