Arquivo SA

Postado às 09h30 | 20 janeiro 2021 |

Grande Natal ganha clínica odontológica com múltiplas especialidades

Com múltiplas especialidades ofertadas para os seus pacientes, já está em funcionamento na Cidade das Flores, em São Gonçalo do Amarante, a mais nova clínica odontológica da Grande Natal. O ambicioso projeto busca oferecer o mesmo padrão de qualidade de serviço e atendimento encontrados nos principais consultórios da capital.

Com foco no atendimento para clientes da zona Norte de Natal, além dos municípios vizinhos, como São Gonçalo, Extremoz, Ceará-Mirim e Macaíba, a RK Odontologia trabalha com a demanda de pacientes que procuram alto padrão de atendimento também fora de Natal. “Muitas pessoas que moram nos municípios vizinhos, ou até mesmo na zona Norte, precisam atravessar a cidade para encontrar algum tratamento específico em Natal. A ideia do nosso projeto é ofertar esse mesmo serviço aqui, de maneira mais pratica e cômoda para os pacientes, sem essa necessidade de grandes deslocamentos”, aponta o Dr. Rodrigo Rodrigues, diretor de clínica e cirurgião dentista.

Um dos principais especialistas do Estado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, o cirurgião resolveu ofertar 11 especialidades na nova clínica. “A RK chegou para facilitar a vida dos pacientes da região. Desde procedimentos simples, passando por estética e casos mais complexos, temos estrutura para realizar tudo dentro da clínica. Até mesmo os pacientes que precisam de cirurgias mais complexas em hospitais de Natal, realizamos toda a preparação e pós-cirúrgico aqui na nossa clínica”, destaca o Dr. Rodrigo Rodrigues.

Entre os procedimentos da área, a clínica oferece ortodontia, extração, implantes, próteses, canais, cirurgia ortognatica, limpeza, odontopediatria, clareamento, restaurações e lentes de contato. A RK Odontologia fica localizada na Av. Cidade das Rosas, 270, Bairro Jardins.

Postado às 09h30 | 20 janeiro 2021 |

Saiba quais cuidados deve ter com a higiene íntima no verão

É sabido que as mulheres vivem mais que os homens, isso se dá por diversos fatores. Um deles está relacionado com a saúde, elas buscam mais a prevenção de possíveis doenças. Consultas periódicas ao médico, cuidado com a alimentação entre outras atitudes que ajudam a prolongar a vida.

No verão a atenção deve se voltar para alguns aspectos do corpo, como a região íntima que merece cuidado especial. "As temperaturas mais elevadas aumentam a transpiração, fazendo com que a zona vulvovaginal fique mais quente e úmida. Como resultado, aumenta a proliferação de microrganismos e aumenta também o risco de infecções vaginais, com especial incidência da candidíase", alerta a ginecologista do Hapvida, Drª Isabel Gondim.

De acordo com a especialista, durante esses dias mais quentes é adequado que a mulher faça a higiene duas vezes ao dia – pela manhã e à noite – e seque bem a região íntima. "Não use água muito quente, faz mal para pele e para região íntima também. O ideal é o uso de sabonete neutro, de glicerina, que não tira a proteção natural que o corpo precisa", explica.

Segundo a ginecologista é importante manter os pelos aparados, eles podem e devem ser retirados das partes íntimas para evitar a umidade no local e a proliferação de fungos e bactérias, além do cheiro de urina. "A calcinha tem que ser 100% algodão. Outros tecidos não deixam respirar a região adequadamente, mesmo aquelas que possuem o forro de 100% já que todas as partes íntimas precisam respirar e não só aquela que fica no forro", recomenda.

Quem usa absorvente todos os dias tem que preferir os que possuem micro furinhos. Também é importante tomar cuidado com desodorantes íntimos e saber exatamente a procedência e a reação do corpo. O fundamental é manter a região limpa, pois isso deixa a mulher muito mais segura.

Postado às 08h15 | 18 janeiro 2021 |

Governadora  reforça parcerias com o novo presidente do TJRN

A governadora Fátima Bezerra participou de uma reunião virtual, nesta sexta-feira (15), com o novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), o desembargador Vivaldo Pinheiro, que tomou posse, no último dia 7 de janeiro, para o período de 2021-2022 - biênio que marcará 130 anos de criação do TJ em 2022.

Na ocasião, a governadora ressaltou a importância da união dos Poderes no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Fátima Bezerra reafirmou que o poder Executivo está à disposição para o diálogo e parcerias que forem necessárias e cuja finalidade seja a garantia de uma boa administração e do respeito às leis e à democracia.

“Nós enfrentamos esse momento com cada um dos Poderes tendo a sensibilidade e a responsabilidade institucional de entender que o problema é um desafio que tem que ser abraçado pelo Estado como um todo, com as suas instituições, cada qual, cumprindo com aquilo que lhes é específico, que é a sua prerrogativa perante à Constituição”, afirma a governadora.

A governadora contextualizou a situação da saúde pública estadual e a atuação dos Poderes. “Peguei um Estado em condições difíceis, e quando estava arrumando a casa veio a pandemia. Com o SUS sucateado, os leitos de UTI estavam judicializados desde 2012. Tivemos que lidar com um tema sensível que são as medidas restritivas, que se faziam necessárias, diante do perfil da epidemia que assolou o mundo. A atitude de cooperação foi muito importante, de relevante interesse público”, pontuou a chefe do Executivo.

Lembrou ainda de parcerias com o Tribunal de Justiça , como a atuação no Centro Judiciário de Solução de Conflitos - CEJUSC -, assim como colaborações importantes em relação ao sistema prisional. Fez questão de afirmar que a relação com o Judiciário é pautada na fraternidade e no respeito, e que, dentro da competência que cabe a cada um dos Poderes, trabalham de mãos dadas em prol dos interesses do povo norte-rio-grandense.

Ela frisou que, diante do atual momento de emergência nacional, com vidas em jogo, os Poderes tiveram uma atitude de cooperação de relevante interesse público. “Sensíveis ao cenário da pandemia e entendendo a especificidade que foi a queda da arrecadação do Estado, em função da redução das atividades econômicas, alguns dos Poderes fizeram uma redução dos repasses institucionais por parte do Governo”. E acrescentou: “não tenho nenhuma dúvida que essa parceria institucional vai se fortalecer cada vez mais sob sua condução e liderança a partir desse exato momento, que assume o honroso cargo de presidente do Tribunal de Justiça do nosso Estado”.  

O presidente Vivaldo Pinheiro lembrou da atuação da governadora quando ocupou o cargo de deputada federal, enquanto que ele ocupava o cargo de presidente do TRE-RN, em 2011. “Não poderia esquecer, quando eu estava no TRE, do seu grande apoio quando fui a Brasília buscar emendas em prol do RN, destinando recursos para construir cartórios eleitorais na Zona Norte”, recordou o ex-presidente do TRE. “Então essa parceria, esse entendimento e essa cordialidade continuará, com certeza. Estou pronto, de portas abertas para dialogarmos, sempre buscando o melhor para a sociedade potiguar”, pontuou.

Também participaram da reunião o vice-governador Antenor Roberto; o procurador-geral adjunto da PGE, José Duarte Santana; a assessora especial do Gabinete Civil do Estado, Luciana Daltro, e o assessor especial, Altair Rocha Filho. De forma virtual, também participaram os juízes auxiliares Patrícia Gondim e João Pordeus.

Postado às 08h00 | 18 janeiro 2021 |

For All Festival de Dança conta com um seleto corpo de jurados

O For All Festival de Dança traz em sua programação um seleto grupo de jurados de renome nacional e internacional, residentes em Recife, São Paulo, Curitiba, Nova York e Berlim. Por se tratar de um evento totalmente online, os profissionais não precisarão se deslocar para participar da banca de júri.  

O festival será realizado no dia 20 de fevereiro, com transmissão via YouTube. As inscrições gratuitas seguem até o dia 31 de janeiro, ou até esgotarem as vagas (que são limitadas). Todas as informações estão no regulamento, disponível no site do festival.

Conheça os jurados do For All Festival de Dança:

Eunice Oliveira - Curitiba/PR - A coreógrafa, ensaiadora, produtora, pedagoga e doutora em educação pela Universidade Federal do Paraná, Eunice Oliveira, iniciou na dança em 1975, na então Escola de Danças Clássicas da Fundação Teatro Guaíra, em Curitiba. Em 1980 ingressou como bailarina no Balé Teatro Guaíra (BTG), chegando a solista da companhia. Seguiu para a Alemanha no início dos anos 90, quando foi bailarina solista no Ballet Schindóvski e no Ballet Theater Nordhausen. Ao rertornar ao Brasil, voltou ao Balé Teatro Guaíra, porém como ensaiadora.

Fernanda Guimarães - Berlim/Alemanha - Formada pela técnica inglesa do Royal Academy of Dance, Fernanda Guimarães fez parte da Cisne Negro Cia de Dança (SP) mas desde 1994, mora na Alemanha onde atuou como solista e realizou vários trabalhos em diversas companhias daquele país. Desde 2008, dirige o departamento de dança em "Tui Cruises” (empresa de cruzeiros com sede na Alemanha). Durante os últimos 12 anos, tem coreografado e criado grandes produções de diversos estilos para Navios em todo o mundo. Ela também é responsável pelo recrutamento dos Bailarinos, realizando audições por toda Europa, Nova York, Moscou e outros países.

Kaique Barbosa -São Paulo/SP - O bailarino e professor Kaique Barbosa nasceu em Brasília, mas cresceu em Natal, onde iniciou os primeiros passos de dança profissional na Escola Municipal de Ballet Roosevelt Pimenta. Porém, sua base inicial foram as Danças Urbanas. Trabalhou em companhias de Dança de São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2014 ficou em 1° lugar no “Youth America Gran Prix” (maior competição internacional de balé e programa de bolsas de estudos sem fins lucrativos do mundo) na categoria conjunto.  Tem bastante prática em pas de deux e também em dança contemporânea.

 Luiz Roberto - Recife/PE - Natural de Recife, onde começou seus estudos de dança em 1983, Luiz Roberto foi professor de Ballet Clássico e Dança Contemporânea em vários studios e escolas de dança no Brasil e EUA. Formado pelo Processo de Certificação de Treinamento de Instrutores no Método Pilates pela Polestar Education/Physio Pilates (considerada uma das a maior escola de Pilates do Mundo) e formado em Fisioterapia pala Faculdade Integrada do Recife, Luiz ministra aulas de Dança Contemporânea e Ballet Clássico e aulas de Pilates e Gyrotonic na capital Pernambucana.

Pedro Pires - Nova York/EUA -  Com mais de 38 anos de experiência profissional, Pedro Pires começou seus estudos de dança aos 16 anos, trabalhou profissionalmente como bailarino em várias companhias de ballet e com inúmeros coreógrafos internacionais, sempre tendo papéis de destaque. Tornou-se professor de ballet e nos últimos seis anos, diretor artístico de várias companhias de ballet. Entre os cargos que exerceu estão: diretor artístico da Cia de Ballet de Niterói/RJ, professor convidado do Connecticut Ballet - EUA e diretor artístico do Balé Teatro Guaíra – Curitiba/PR.

O For All Festival de Dança tem apoio financeiro da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

 SERVIÇO - FOR ALL FESTIVAL DE DANÇA

Data: 20 de fevereiro de 2021

Horários: sessão 1 - 10h / sessão 2 - 14h / sessão 3 - 18h

Transmissão: https://bit.ly/YtbForAll

Regulamento, Inscrições e Informações: www.dancadigital.com/forall1

Postado às 09h30 | 15 janeiro 2021 |

Exercícios físicos: um aliado durante a pandemia

A pandemia mudou a rotina de muitas pessoas. A maioria se viu obrigada a ficar em casa. Com o corpo em menos movimento, um comportamento tornou-se realidade para muitos: o sedentarismo, considerado uma das doenças mais vistas do século XXI. 

O fato é que o sedentarismo está atrelado a outros problemas, como processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular e hipotrofia de fibras musculares, além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como a diabetes, obesidade e aumento do colesterol. Para combater isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que as pessoas realizem 75 a 150 minutos semanais de exercícios físicos. 

O coordenador fitness da Bodytech Tirol, Thiago Siqueira, explica que, ao atingir esse tempo mínimo estipulado, a pessoa sairá do estado de sedentarismo. A prática pode proporcionar diminuição da glicemia, melhor controle do peso corporal, diminuição dos níveis pressóricos, melhora dos níveis de colesterol, entre outros.

Embora com tantos benefícios, Thiago aponta que as pessoas podem não querer frequentar academias. “Sabemos que para quem não gosta de se exercitar, esse ambiente de academia não é aceito de imediato. Então, o nosso primeiro desafio é fazer com que o cliente crie o hábito de vir à academia, independente dele atingir esse tempo mínimo recomendado nas primeiras semanas. Ao conseguir encorajá-lo a vir mais vezes, esse tempo mínimo é facilmente superado”, afirma Thiago.

Thiago diz que a atividade física, tema da diretriz, se refere a qualquer movimento realizado pela musculatura, que gere qualquer gasto energético acima do metabolismo de repouso. Estas atividades podem ser realizadas no próprio dia-a-dia, como limpar a casa, lavar o carro, brincar com os filhos, passear com o cachorro, entre outros. Já o exercício físico está mais relacionado à prática dentro da academia, com atividades planejadas e objetivos específicos. Costumeiramente, esses objetivos estão relacionados a estética ou parâmetros de saúde. 

“Levando esses conceitos em consideração, para atender essa nova diretriz da OMS, se determinado indivíduo realiza apenas atividades domésticas e, no máximo, uma caminhada, sem tempo ou percurso especifico, deverá executar essas atividades por, pelo menos, 150 e até 300 minutos semanais”, recomenda. “Já o indivíduo que se exercita em intensidades maiores, atividades na academia por exemplo, precisa fazer no mínimo, 75 e, no máximo, 150 minutos semanais. ”

Uma pessoa que se engajou com os exercícios físicos dessa forma foi Sérgio Costa, de 53 anos. “Em 2017, o órgão que trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT), iniciou o projeto TRT NA MEDIDA, no qual fiz minha inscrição, mas não participei por achar que não me adaptaria à prática regular de exercícios físicos”, conta ele. O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e a promover saúde aos magistrados e servidores, contribuindo para a redução de riscos e adoecimentos.

Em setembro de 2019, a terceira edição do projeto começaria. Ele e outros colegas de setor de trabalho se inscreveram. Nessa atividade, são escolhidos 30 servidores e são divididos em três grupos, contendo dois servidores que já participaram anteriormente e dois instrutores da Bodytech Tirol.  Os desafios eram atividades em equipe e individuais, para ver qual era a equipe que mais ganhava massa magra, perdia peso e gordura.

Sérgio ficou na equipe Azul e, na época, pesava em torno de 115kg. Aos poucos, ele foi se adaptando às rotinas de exercício e melhorando sua alimentação. “Frequentava a academia no primeiro horário, ou seja, às 5 da manhã. Fui bem recebido por todos e sempre estava lá. Durante os dois meses do desafio, não faltei um único dia, frequentei de domingo a domingo. Até nos feriados estava lá! ”, conta ele.

Sua equipe acabou sendo a campeã e, além disso, ele foi o campeão geral. Segundo dados passados pela BT, em novembro de 2019, ele estava pesando 109kg, tendo perdido 6kg em dois meses.

Ao acabar o desafio, ele deu continuidade aos exercícios e se matriculou na BT. “Sou bem sincero em falar, a atividade física só tem trazido benefícios para minha saúde, seja a física, mental e emocional. Estou super adaptado, não me vejo mais sem a prática regular de exercícios”, encerra.

​ ​