Arquivo SA

Postado às 08h15 | 06 maio 2021 |

Projeto prevê novas regras na instalação de sanitários a pessoas com deficiência

Para incentivar a inclusão social na capital potiguar, a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal de Natal aprovou, durante reunião virtual nesta segunda-feira (03), um projeto de lei encaminhado pelo vereador Chagas Catarino (PSDB), que dispõe sobre a regulamentação da instalação de vasos sanitários para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no âmbito do município.

A vereadora Júlia Arruda (PCdoB), relatora da matéria, deu parecer favorável, porém, apresentou emenda ao texto. "Trata-se de uma iniciativa relevante para a promoção da cidadania do público alvo desta política pública. Para contribuir com a proposta, fizemos adequações em alguns pontos da redação, como no artigo que estabelece que vasos comuns devem substituir os sanitários com fenda frontal, haja vista que estes últimos são impróprios para o uso das pessoas com deficiência e apresentam riscos para a integridade física".

Na ocasião, o colegiado ainda recebeu o secretário de Estado da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, para responder sobre as reivindicações do segmento, especialmente as análises dos pedidos de isenção do IPVA  (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

"Temos dado total prioridade ao tema no Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Identificamos, quando assumimos a pasta, a demora na análise de vários processos. Diante deste cenário, criamos uma força-tarefa para resolver o problema e conseguimos oferecer celeridade nas questões relacionadas às isenções de IPVA e ICMS, que é um direito para veículos com valor máximo de R$ 70 mil. Também uniformizamos os procedimentos para melhorar o atendimento das demandas", informou o secretário Carlos Eduardo.

Por fim, o presidente da Comissão, vereador Tércio Tinôco (PP), avaliou o andamento dos trabalhos. "Aprovamos um importante projeto que já estava com parecer pronto e encaminhamos outros três para relatoria. Além disso, a presença do secretário de Tributação do Estado nos ajudou a fazer um diagnóstico da situação de algumas pautas que  interessam a população, especialmente às pessoas com deficiência".

Postado às 10h00 | 05 maio 2021 |

Ame Digital chega nos melhores restaurantes e estabelecimentos de Natal

Já pensou em consumir nos melhores estabelecimentos e ainda receber uma parte do seu dinheiro de volta? Pioneira em inovação por meio de pagamentos digitais, a Ame Digital vem expandindo fortemente sua presença no Rio Grande do Norte, especialmente na cidade de Natal. A Ame oferece promoções com até 30% de cashback, por tempo limitado, em bares e restaurantes selecionados na capital potiguar. Comprando pelo app nas lojas parceiras, parte do valor da compra volta para sua conta Ame e pode ser utilizado posteriormente para novas compras ou transações dentro do próprio app. O app da Ame está disponível e pode ser baixado gratuitamente nas versões Android ou iPhone (iOS).

Lojas, bares e restaurantes como Camarões, Mangai, Marechal, Casa Nacre, Cardume, Pizza Hut, Chapelatto Coffe Shop, Adega São Cristóvão, Tirinete, Prático Gourmet, Açai Petropolis, já estão aceitando Ame como meio de pagamento(Confira a lista completa abaixo). Para participar, basta baixar o app e escolher pagar a conta com Ame. É fácil, rápido e intuitivo. É importante lembrar que a promoção de 30% de cashback é temporária e válida apenas para estabelecimentos selecionados. A Ame é um meio de pagamento bastante difundido em Natal e muito utilizado para abastecimentos nos postos de combustível BR e nas Lojas Americanas.

Como funciona o cashback da Ame?

Quando você utiliza o aplicativo para fazer pagamentos em estabelecimentos parceiros, parte do valor gasto retorna para sua conta Ame. O valor do cashback é informado no site da loja, no extrato da conta Ame e em “Detalhes da compra”.

O percentual do cashback pode variar de acordo com as ações promocionais das lojas parceiras. O prazo para receber o dinheiro de volta é de até 30 dias corridos para compras online e de até 7 dias corridos para compras feitas em lojas físicas. Uma vez na conta, o valor não expira nunca. Aproveite!

Sobre a Ame

Lançada em 2018, a Ame é uma fintech e plataforma mobile de negócios do Universo Americanas criada para simplificar a maneira como as pessoas e empresas se relacionam com o dinheiro. O aplicativo, pioneiro no programa de cashback no país, permite a qualquer pessoa realizar pagamentos via QR Code pelo celular e oferece mais de 50 funcionalidades, como depósitos e transferências para outras contas Ame, cartão pré-pago, Pix, empréstimos, pagamentos de conta e recarga de celular. Uma das principais iniciativas da IF – Inovação e Futuro, motor de inovação do Universo Americanas, o super app está presente nas 1.700 unidades das Lojas Americanas, nos sites Americanas.com, Submarino, Shoptime e Sou Barato, e em 2,8 milhões de sites e lojas no país.

Postado às 10h00 | 05 maio 2021 |

Deputado e secretário discutem construção de Centro de Reabilitação para autista

O deputado federal Walter Alves (MDB-RN) participou hoje (4), em Brasília, de audiência com o titular da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) de Natal, Adjuto Dias.

Durante o encontro, foi apresentado o Plano Municipal de Assistência ao Autista, e discutida a necessidade da construção de um Centro Especializado de Reabilitação para atender pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down em Natal.

O deputado Walter Alves confirmou que vai trabalhar para conseguir recursos destinados à obra. “O secretário nos apresentou o projeto e falou sobre a construção do centro de reabilitação. Nosso mandato vai destinar emenda para viabilizar o projeto. Temos compromisso com Natal e estaremos juntos nessa nova missão”, disse o parlamentar.

De acordo com o secretário, o Centro Especializado de Reabilitação será um espaço com serviços de saúde, assistência social e jurídica. “A reunião foi bastante positiva. Walter nos garantiu que destinará emenda para instalação do Centro. O próximo passo é buscar o cofinanciamento do Governo Federal”, explicou Adjuto Dias.

Além do deputado e secretário, participaram da audiência o chefe de gabinete da Semtas, Saulo Spinelly e o diretor do Departamento de Proteção Social Básica, Cristiano Manoel.

Postado às 10h00 | 05 maio 2021 |

Câmara de Natal recebe visita do embaixador de Israel para discutir parcerias

Com o objetivo de firmar parcerias e aproximar as relações internacionais, a Câmara Municipal de Natal recebeu na tarde desta terça-feira (04), em uma visita, a comitiva da embaixada de Israel. Na presença da Mesa Diretora da Casa, o novo embaixador do país no Brasil, Shmulik Arie Bass, foi recebido pelos parlamentares. 

Para o presidente da CMN, vereador Paulinho Freire (PDT), a vinda do embaixador representa a possibilidade de trazer novas parcerias tecnológicas para a capital potiguar. “Uma satisfação muito grande da Câmara em receber o embaixador de Israel, que veio trazer várias ideias, trocas de experiências, já que Natal é uma cidade turística e nós temos uma cidade em Israel que é cidade-irmã em Israel. Fora isso, a sua tecnologia, principalmente no quesito água. Espero que eles também possam ter um excelente contato com a governadora para que Natal e o Rio Grande do Norte possam resolver definitivamente esse problema do abastecimento de água”, ressaltou Paulinho. 

Integrantes da comitiva, o representante do Ministério da Agricultura de Israel, Ari Fischer, e o representante do Comitê Israelita no RN, Samuel Max Gabbay, ressaltaram a importância da contribuição do estado na exportação de frutas e turismo. “Já conheço o estado há trinta anos e conheci uma empresa de fruticultura e já naquela época, conheci o potencial que o estado dispõe para ser um dos maiores exportadores de frutas do mundo”, afirmou Ari Fischer. 

“O embaixador veio com uma comitiva técnica para ofertar ao estado e à cidade, oportunidades tecnológicas para o desenvolvimento regional. Seja no campo do desenvolvimento sustentável, no turismo sustentável, ativando uma parceria que tem, uma vez que Natal e Eilat, são cidades-irmãs”, concluiu Samuel Max. 

Pela primeira vez em Natal, o embaixador, que assumiu o cargo no fim de março, destacou a necessidade de visitar os estados para conhecer cada particularidade do país. “O objetivo é conhecer mais do Brasil. Não vemos Brasília como todo o país e temos que viajar e levar Israel aos estados do Brasil para estudar a experiência brasileira e compartilhar a nossa experiência. Estou seguro que há lugar para cooperação para beneficiar os dois países e seus povos”, finalizou Shmulik Arie Bass.

​ ​