Ideias Livres

Postado às 11h15 | 10 março 2020 | Eduardo Passaia

A "constitucionalite" chilena


Li durante este fim de semana, que o presidente do Chile, Sabastian Piñera, assinou projeto que habilita um plebiscito para mudança da Constituição chilena.

A ex presidente Michelle Bachelet apresentou projeto com esta intenção poucos dias após Piñera assumir a presidência. Me pergunto logo, por que ela não apresentou durantes seus anos de governo?

Piñera foi pressionado a isto por conta das manifestações provocadas pela esquerda sulamericana que viu na fraqueza e em alguns erros de atitude do presidente chileno, uma chance de sair da lama que se afundou.

A proposta tem como porquê, a questão da constituição atual ser resquício da ditadura, que logo, na cabeça privilegiada de alguns, o que vem de uma ditadura só pode ser ruim. Não necessariamente, né?

O que se espera nesta nova constituição é que entrem artigos sobre questão de direitos humanos, equiparação de salários entre homens e mulheres, bem como educação e saúde universais.

Esta constituição chilena atual fez com que o Chile se tornasse o país latino americano mais abastado, com a menor desigualdade social, mas melhor que isto, com a população mais rica, com os melhores salários, com a melhor tendência de crescimento educacional e a melhor saúde da região. 

O que parece que vai acontecer ao Chile, é o mesmo que aconteceu com o Brasil na época da constituição de 1988, que era totalmente desnecessária de ser refeita. Uma nova constituição pode sim ser necessária quando existe um rompimento da ordem democrática e social, algo que não aconteceu nem aqui no Brasil, onde a redemocratização aconteceu de forma tranquila, e nem está acontecendo no Chile, hoje.

O risco do Chile romper com o que ganhou nas últimas décadas, com crescimentos em todos os campos é grande.

 Roberto Campos, deputado constituinte brasileiro, dizia que o Brasil foi atacado por uma doença chamada constitucionalite durante o período da constituinte, onde cada um dos constituintes queria deixar a sua marca de qualquer jeito no novo texto. Transformando a nossa Constituição numa via de mão única para uma eterna pobreza e que transformou o Brasil em um cartório burocrático e ineficiente. Onde a improdutividade é a regra

Com a ideia de buscar a universalização da educação e da saúde, o Chile começa uma viagem na contramão do mundo, assim como o Brasil o fez lá atrás e colhemos os frutos podres da fantasia utópica constitucional que criamos.

Quanto menos deixar nas mãos de políticos a possibilidade de dirigir os destinos de uma população, melhor, pois a sanha de interferência e de poder é imparável.

Oremos pelo Chile.

Quem quiser conhecer mais conteúdos meus, me sigam no @epassaia, lá no Instagram e no meu canal do Youtube, o Eduardo Passaia.

Fico por aqui, sempre em busca da liberdade.

 

Este comentário e muito mais estão no meu Podcast, o Livres Ideias, no Spotify e no Sound Cloud.

https://soundcloud.com/livresideias/episodio-20-nova-constituicao-chilena-livres-ideias-10320

https://open.spotify.com/episode/35lXUGp3Aj1Smbr8sLQcn7

 

Eduardo Passaia

Consultor de empresa na área de tecnologia, turismólogo e liberal.

Você me encontra nestas redes sociais abaixo:

https://soundcloud.com/livresideias

https://open.spotify.com/show/5GnrDLtEajHZitBSEL7jgt

https://www.instagram.com/epassaia/

https://www.youtube.com/c/EduardoPassaia

https://medium.com/@eduardopassaia

https://www.palumbonoticias.com.br/blogs/19/ideias-livres

https://www.jolrn.com.br/category/livres-ideias/

Postado às 08h45 | 09 março 2020 | Eduardo Passaia

Tábata e os absorventes de "graça".

Eis que leio no twitter da deputada federal Tábata Amaral, a queridinha da nova esquerda e dos pseudos liberais de boutique, que ela está para propor uma lei que obriga o Estado brasileiro a fornecer gratuitamente absorventes para as mulheres. 

Como praticamente todas as leis à primeira vista, esta é mais uma que parece fantástica, pois imagina aí, todas as mulheres recebendo seus absorventes de graaaaaaaaça.

Em primeiro lugar precisamos acabar com esta palavra. A palavra gratuito vindo do Estado é mentirosa… Nada que o governo te dá é de graça. Você paga por tudo. Cada vez que você compra seu feijão, seu arroz ou seu combustível, quase metade disso vai pro governo para que este elefante obeso possa se sustentar e, quando sobra unzinho, investir, muito mal como todos sabemos, em saúde, educação e segurança. Entenderam? Então estes absorventes não serão de graça, ok? Para deixar clara a mentira que esta deputada resolveu propagar, em um dos comentários dela sobre esta lei, ela simplesmente escreveu que o custo da distribuição gratuita será de "apenas" R$115.000.000,00. Ou seja, "custo gratuito". Entenderam a cabecinha socialista e mentirosa da moça?

Segundo, se ela pensou em "dar" estes absorventes, com dinheiro dos outros é claro, porque ela diz ser necessidade básica, eu poderia pleitear sabonetes,  pasta de dentes e alimentos, além de papel higiênico. Ou estes ítens não são de necessidade básica?

Terceiro lugar, um dos maiores problemas do país, motivo para a reforma da previdência, por exemplo, é o déficit fiscal do governo. Quer dizer, se gasta muito mais do que se arrecada. Aí vem a deputada e acredita que será lindo trazer mais gastos para o governo. Caramba, o que custa para esta moça descer para o mundo real e ter aulinhas de matemática?

Por que esta moça não apresenta leis para melhorar o ambiente econômico para que a população possa criar a sua riqueza, gerar sua renda e poder comprar seus absorventes? Mas eu te digo o porquê: porque é mais fácil ser populista. Porque é mais fácil jogar pro povão que ela está "dando" algo de graça. Mentira socialista populista, caramba!

A mulher brasileira não precisa "receber" nenhuma esmola do Estado. Ela precisa é de emprego, de uma economia forte para que ela tenha a dignidade de se sustentar e ser livre. A liberdade de um povo está diretamente ligada à independência dele com relação ao Estado. Liberdade econômica.

Tá na hora do brasileiro acordar. O Estado não te dá nada.

O Estado não gera riqueza, apenas tira a sua riqueza e não te devolve o que promete.

Cada vez que uma lei desta é criada, a sua liberdade individual é tomada pelo Estado e é seu bolso que vai sofrer.

Fico por aqui, mas quem quiser ter acesso a mais conteúdos meus, me achem no instagram, no @epassaia e no meu canal no youtube, o Eduardo Passaia.

Continuamos por aqui, sempre em busca da Liberdade.

Este comentário está disponível no meu podcast, o Livres Ideias no Spotify e no Soundcloud

Livres Ideias | Podcast - Tábata

https://soundcloud.com/livresideias/episodio-18-tabata-absorventes-e-tome-estado

 

Eduardo Passaia

Consultor de empresa na área de tecnologia, turismólogo e liberal.

Você me encontra nestas redes sociais abaixo:

https://soundcloud.com/eduardoassaia

https://open.spotify.com/show/5GnrDLtEajHZitBSEL7jgt

https://www.instagram.com/epassaia/

https://www.youtube.com/c/EduardoPassaia

https://medium.com/@eduardopassaia

https://www.palumbonoticias.com.br/blogs/19/ideias-livres

https://www.jolrn.com.br/category/livres-ideias/

 

Postado às 08h45 | 09 março 2020 | Eduardo Passaia

O abraço de Dr Dráuzio.

Dr Dráuzio e Suzy

Na semana do Dia Internacional das Mulheres, o Fantástico veiculou uma matéria com o Dr Dráuzio Varella, onde ele entrevistava uma presidiária Trans, a Suzy, que foi condenada a muitos anos de reclusão.

Durante a entrevista, Suzy falou sobre sua vida de presidiária trans, os preconceitos, violência e o que tocou a todos e ao DR Dráuzio foi o fato de que Suzy estava há oito anos sem receber qualquer visita, com a matéria dando a impressão de que isto se devia por ela ser Trans.

Após ela dizer isto, Dr Dráuzio se levantou e a abraçou, causando uma forte comoção que se espalhou rapidamente por todo Brasil através das redes sociais.

Mas sabe como é. Essa tal de rede social estraga fácil as falsas narrativas ou as meias verdades.

No caso desta comovente história, poucas pessoas fizeram aquela perguntinha básica. Por que? Sim, por que uma pessoa que demonstrou ser tão emotiva e tranquila, vivendo em harmonia com si mesma não recebe visitas há 8 anos?

Eis que a resposta nos aparece e choca a todos, pelo menos aqueles que tem o senso de justiça apurado.

Pois não é que aquele doce de pessoa, que recebeu o afetuoso abraço do Dr Dráuzio, estuprou e assassinou uma criança de 9 anos de idade? Antes disso, ela teria abusado e tentado estuprar outras duas crianças, uma de 3 e outra de 5 anos, como aparece testemunhado em seu julgamento

Pois então, fica a pergunta: qual é a intenção de um quadro do Fantástico, programa de uma das maiores TVs do Mundo, ocultar este detalhe nesta história?

Oras, uma empresa de jornalismo como a TV Globo não sabia ou não foi atrás de entender por que aquela pessoa estava presa? Pior, diante de uma imagem tão intensa como a do abraço do doutor, não entender porque esta pessoa não recebia visitas? Que tipo de jornalismo é este que "esquece" de fazer o básico, que é perguntar ou investigar?

Mas e se a Globo soubesse dos crimes? 

E se fosse dito na reportagem que a coitada da Suzy estuprou e assassinou uma criança de 9 anos de idade?

Em primeiro lugar, entenderíamos porque ninguém a visita. Em segundo, toda a comoção não teria acontecido.

O que descobrimos é que em nome do ibope vale tudo.

Vale jogar o jornalismo no lixo e vale tentar transformar um monstro num ser humano. Vale esquecer a família da criança assassinada e pedir envio de cartas para este monstro.

Doutor Dráuzio, em nota, diz que por ser médico não pergunta sobre os crimes das pessoas que trata. Ok, até a segunda página, visto que na mesma reportagem, com outra presidiária, seus crimes foram divulgados e, aconselho o Dr Dráuzio a decidir se ele, naquele momento, é médico ou jornalista.

Desculpe, mas pra mim não cola.

Quem quiser conhecer mais conteúdos meus, me sigam no @epassaia, lá no Instagram e no meu canal do Youtube, o Eduardo Passaia.

Fico por aqui, sempre em busca da liberdade.

 

Todos os meus comentários daqui e muito mais estão no meu Podcast, o Livres Ideias, no Spotify e no Sound Cloud:

https://open.spotify.com/episode/42iQack88rjaS41RZAOJ6X

https://soundcloud.com/livresideias/episodio-19-quem-o-dr-drauzio-abracou

 

Eduardo Passaia

Consultor de empresa na área de tecnologia, turismólogo e liberal.

Você me encontra nestas redes sociais abaixo:

https://soundcloud.com/eduardoassaia

https://open.spotify.com/show/5GnrDLtEajHZitBSEL7jgt

https://www.instagram.com/epassaia/

https://www.youtube.com/c/EduardoPassaia

https://medium.com/@eduardopassaia

https://www.palumbonoticias.com.br/blogs/19/ideias-livres

https://www.jolrn.com.br/category/livres-ideias/

Postado às 08h30 | 04 março 2020 | Eduardo Passaia

Lula viaja, mas nunca esteve tão preso.

            

A gente até quer deixar este cara de lado, mas não dá. Lula, o primeiro ex presidente do Brasil preso, agora ex presidiário, graças à generosidade que o nosso STF tem com corruptos, outro dia visitou o Papa e agora viajou para outros 3 países. São eles: França, Suíça e Alemanha. Lembrando que as nossas custas.

Se a gente contar para um amigo estrangeiro que um político que foi condenado por corrupção em dois processos, em duas instâncias, em um deles já condenado também na terceira instância, corrupção que é roubo do dinheiro do povo, principalmente dos mais pobres que pagam mais impostos e que este cara está viajando pelo mundo com a leniência do superior tribunal do nosso país, este amigo estrangeiro iria dizer que só pode ser pegadinha. Isto porque em país algum do Mundo civilizado, pelo menos não entre todos que estão na ONU, algo tão descabido acontece. Isto é uma vergonha para cada cidadão sério brasileiro.

Deixando a proteção da justiça aos corruptos e poderosos de lado e partindo para o que isto significa politicamente para o ex presidiário, eu pergunto: sabe qual é a minha análise disto tudo?

Simples! Lula entendeu que aqui no Brasil, seu capital político se esgotou, que ele nem de longe é aquele político que detinha o poder de mandar e desmandar em tudo e o mais importante, o poder de juntar multidões.

Parece que o povo brasileiro, principalmente aquele mais humilde, mais necessitado acordou e entendeu que aquele Lula, nada tem a ver com os princípios do trabalhador sério, que acorda de madrugada para poder sobreviver, pois este trabalhador sério não compactua com condenados por corrupção, pois este trabalhador é honesto.

Para que a gente possa exemplificar isto, é só lembrarmos que, saindo da cadeia, Lula prometeu rodar o país em caravanas. Por onde tentou passar, colecionou fiascos, até em um festival com seu nome, falhou.

E aquela narrativazinha bufa de que se ele estivesse solto, ganharia de Bolsonaro? Oras, quem aqui não se lembra que no segundo turno da campanha, Haddad escondeu Lula. O ex presidiário foi tirado das fotos e dos vídeos de campanha e Haddad não era mais Lula e nem Lula era mais Haddad. Até o vermelho e a estrela do PT sumiram.

Lula só encontra guarida longe do Brasil, onde a velha narrativa mentirosa de homem do povão ainda pode colar, mas pra nós, brasileiros decentes, vemos o ocaso de uma figura que já foi grande e hoje é um zumbi que jamais estará livre, pois nem na esquina de casa ele consegue sair. De livre, o condenado Lula não tem mais nada.

Fico por aqui, mas quem quiser ter acesso a mais conteúdos meus, me achem no instagram, no @epassaia e no meu canal no youtube, o Eduardo Passaia

Continuamos por aqui, sempre em busca da Liberdade.


 

Este comentário também está disponível no meu podcast, o Livres Ideias no Spotify e no Soundcloud nos links abaixo:

https://open.spotify.com/episode/0mSaEYAwosBQ1Xqb2ajvZ1?si=LTEYEcAcRW2q-1WqV4utiQ

https://soundcloud.com/eduardoassaia/episodio-17-lula-viaja-mas-continua-mais-preso-do-que-nunca

 

Eduardo Passaia

Consultor de empresa na área de tecnologia, turismólogo e liberal.

Você me encontra nestas redes sociais abaixo:

https://soundcloud.com/eduardoassaia

https://open.spotify.com/show/5GnrDLtEajHZitBSEL7jgt

https://www.instagram.com/epassaia/

https://www.youtube.com/c/EduardoPassaia

https://medium.com/@eduardopassaia

https://www.palumbonoticias.com.br/blogs/19/ideias-livres

https://www.jolrn.com.br/category/livres-ideias/

 

Postado às 20h00 | 03 março 2020 | Eduardo Passaia

Ciro Gomes, o coroné terraplanista.

       

E os Ferreira Gomes, hein? Dia sim  e outro também, se colocam metodicamente em alguma polêmica. Vejo tanto método nas polêmicas que o presidente Bolsonaro e seu filhos se metem, tanto quanto nas dos Gomes, para mim não pode ser sem querer.

A mais nova dele foi a tentativa de tentar tomar para si o mérito do final daquela greve, motim, golpe o que quer que vocês queiram, da PM do estado do Ceará, afinal todos sabemos que a coisa se resolveu mesmo,  após a entrada do governo federal, com as forças armadas para suprir a falta de segurança naquele estado.

Não vou entrar aqui no absurdo que foi todo este processo de greve. Inconstitucional e criminoso, mas é bom deixar claro que a maioria não, mas uma minoria dos policiais fez papel de criminosos e terroristas, jogando politicamente de forma patética.

Ciro, além de querer roubar os méritos da junção do governo Federal, com o ministro Sérgio Moro a frente, com o governo Camilo Santana, resolveu atacar, pra variar, o presidente e com ele o ministro Moro, chamando-o de capanga. 

Devemos lembrar que seu irmão, Cid, há poucos dias tomou dois tiros por ter jogado uma retroescavadeira em cima dos policiais amotinados que estavam com suas famílias dentro de um quartel da PMCE. Um criminoso.

Bem, quero lembrar quem é o verborrágico e verdadeiro Ciro.

Ele é o cara que disse que o único papel de sua ex esposa, a atriz Patrícia Pilar era o de dormir com ele durante sua campanha. É o cara que disse que receberia Moro à bala. Foi este Ciro que mandou prender repórter que o criticava e deu soco em um deles. Foi este coroné que em um arroubo de democracia, deu um tapa no hoje deputado estadual Artur Duval em uma entrevista.

Creio que o pior episódio foi o da condenação, por racismo, quando chamou um negro homossexual (Fernando Holiday, vereador por São Paulo) de "capitãozinho do mato",  simplesmente porque este negro não resolveu ser seu escravo, escravo das ideias ditas progressistas que Ciro defende, onde o sequestro das minorias faz parte do modus operandi.

Ciro é o cara que não faz questão de mentir sobre dados em qualquer entrevista. Ele é o terraplanista da economia intervencionista, como eu disse nem outro comentário, que acredita que o Estado deve ser o indutor do desenvolvimento do nosso Brasil, algo que a ex presidente Dilma e toda a história mundial provou ser uma fantasia de socialistas malucos. Discípulo de Mangabeira Unger, meus amigos.

Enfim, sabem o que eu acho que o Ciro realmente é, além de ser um coronezinho mimado?

O maior perigo político do Brasil, um cara que não faz a menor questão de transformar o Brasil em cinzas, desde que ele e sua turma possam governar estas cinzas.

Quem quiser ter acesso a mais conteúdos meus, me achem no instagram, lá no @epassaia ou no youtube. O meu canal é o Eduardo Passaia.

Fico por aqui, meus amigos, sempre em busca da liberdade.

 

Este comentário você também encontra no meu podcast no Spotify, o Livres Ideias.

https://open.spotify.com/episode/7mTWx1vrOunchFTf6rdP1w?si=bCYoy8_dRqu6HrLMFcfHgA

https://soundcloud.com/eduardoassaia/ciro-gomes-livres-ideias-3320

 

Eduardo Passaia

Consultor de empresa na área de tecnologia, turismólogo e liberal.

Você me encontra nestas redes sociais abaixo:

https://soundcloud.com/eduardoassaia

https://open.spotify.com/show/5GnrDLtEajHZitBSEL7jgt

https://www.instagram.com/epassaia/

https://www.youtube.com/c/EduardoPassaia

https://medium.com/@eduardopassaia

https://www.palumbonoticias.com.br/blogs/19/ideias-livres

https://www.jolrn.com.br/category/livres-ideias/

Postado às 08h45 | 28 fevereiro 2020 | Eduardo Passaia

Impeachmeant de Bolsonaro?

Nestes dois últimos dias só se fala sobre uma única coisa na política brasileira. Teremos impeachmeant do presidente Bolsonaro por ele ter compartilhado num grupo particular, um vídeo que ninguém viu e que estaria convocando a população para uma manifestação que supostamente seria contra o Congresso Nacional?

Eu fiz questão de ver o vídeo, coisa que pouquíssimas pessoas que estão falando sobre o mesmo o fizeram. Não existe nada, nada, nada que indique qualquer ataque desta manifestação ao Congresso.

Repito, NADA!

Vídeo compartilhado pelo presidente. Assista já.

Na esteira desta confusão toda, Rodrigo Maia, Toffoli, Gilmar Mendes, Alcolumbre e alguns outros, pessoas que todos nós aprendemos a reconhecer como tudo, menos ícones de pessoas sérias e comprometidas com o bem da nação, vieram a público dizer que é inadmissível que um presidente faça isto, porque é um claro ataque a instituição chamada Congresso Nacional.

Repito, no vídeo não tem nada sobre o Congresso ou qualquer outra instituição. Apenas uma convocação em apoio ao presidente e, pelo que me recordo, convocar alguma manifestação não é crime no Brasil, ou é? Creio que o artigo 5º de nossa Constituição fala sobre isso.

Segundo vídeo compartilhado pelo presidente. Assista já.

Mas o que me deixa estupefato é o cinismo e a cara de pau de pessoas como as mencionadas acima.

O presidente da Câmara atacar o governo tá liberado? Gilmar Mendes chamar um ministro de Estado ou procuradores federais de membros de uma quadrilha é normal? 

O Rodrigo Maia exigiu respeito ao Congresso. Toffoli exigiu respeito às instituições.

Pera lá, Rodrigão. Respeito não se exige, meu caro, respeito se conquista.

Rodrigo, aumentar o fundo eleitoral é motivo de respeito? Distorcer e recortar o pacote anti crime do Moro para proteger os bandidos aboletados na Câmara e no Senado é motivo de respeito? Quem sabe, rasgar uma lei com milhões de assinaturas propostas pelo povo e transformá-la em um escudo contra a justiça, novamente favorecendo políticos corruptos, é motivo de respeito? Vocês se recortdam das 10 medidas contra a corrupção, né?  

Eu, como liberal, defendo a democracia acima de tudo e a manutenção de suas instituições, mas exigir que eu respeite quem não se dá o respeito? Nunca!

Novamente vejo a imprensa main stream fazendo um desserviço ao Brasil criando uma narrativa mentirosa, algo que antes era apenas comprado pela mesma. Desta vez a imprensa deixou de ser passiva para ser ativa na confecção da mentira.

Claro que num mundo ideal, não teríamos um presidente que procura a confusão como método.

A única mensagem que pode ter algo a ser interpretado é que em um dos vídeos se fala em lutar contra os inimigos do povo Brasileiro.

Então cabe a pergunta: o Congresso teria vestido a carapuça de ser este inimigo do povo brasileiro?

Quanto a impeachmeant? Óbvio que não! 

Quem estiver interessado em conhecer mais conteúdos meus, me sigam no instagram, no @epassaia e no meu canal no youtube: Eduardo Passaia.

Fico por aqui, meus amigos, sempre em busca da liberdade.

 

Escute este e outros comentários, também no meu podcast no Spotify, o Livres Ideias. 

https://open.spotify.com/episode/2l2pRi5AThpV4Yr5NjLpno

 

Eduardo Passaia

Consultor de empresa na área de tecnologia, turismólogo e liberal.

Você me encontra nestas redes sociais abaixo:

https://soundcloud.com/eduardoassaia

https://open.spotify.com/show/5GnrDLtEajHZitBSEL7jgt

https://www.instagram.com/epassaia/

https://www.youtube.com/c/EduardoPassaia

https://medium.com/@eduardopassaia

https://www.palumbonoticias.com.br/blogs/19/ideias-livres

https://www.jolrn.com.br/category/livres-ideias/

​ ​