Arquivo SA

Postado às 08h00 | 12 março 2020 |

Governo e ministério discutem continuidade da operação do Aeroporto

O Governo do Estado acertou com o Ministério da Infraestrutura a participação de um membro da gestão estadual no grupo de trabalho que vai acompanhar o processo para a nova licitação do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.

A requisição para integrar o grupo foi feita diretamente pela governadora Fátima Bezerra ao ministro Tarcísio Gomes de Freitas e ao secretário nacional de Aviação Civil Ronei Saggioro Glanzmann durante reunião em Brasília-DF, na manhã desta quarta-feira (11). O nome indicado para compor o grupo de trabalho foi o do presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Bruno Reis.

A reunião contou com a presença da bancada potiguar no Congresso Nacional, representada pelos senadores Jean-Paul Prates e Zenaide Maia e os deputados federais Natália Bonavides, João Maia, Benes Leocádio, Beto Rosado, Walter Alves, Fábio Faria e General Girão. Também participaram o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, os secretários de Estado Gustavo Coelho (Infraestrutura) e Ana Maria Costa (Turismo), o procurador geral do Estado, Luiz Antônio Marinho, e o adjunto, José Santana, além da subsecretária do Gabinete Civil, Laíssa da Costa.

A governadora voltou a destacar que o processo para substituição da Inframérica na gestão do aeroporto será monitorado de perto pelo Governo do Estado. “Vamos ficar 24 horas por dia acompanhando todo o processo. O ministro Tarcísio reiterou que a legislação obriga a concessionária a manter os serviços até que seja feita a transição. Nosso papel é acompanhar a manutenção dos serviços e dos empregos”, afirmou Fátima Bezerra.

O processo de relicitação da gestão do terminal aeroportuário, segundo o ministro da Infraestrutura, será tranquilo e sem prejuízos para quem chega ou sai do Rio Grande do Norte pelos ares.  "Será feito um termo aditivo ao contrato da concessionária para que ela cumpra os requisitos de operação, mantenha o serviço de excelência dentro dos padrões internacionais até que seja feita a transição. De antemão, digo à população que há interesse concreto no equipamento. Teremos um bom operador, que com certeza vai trazer novos voos e novas oportunidades para aproveitar o grande potencial que o estado tem", ressaltou Tarcísio Gomes de Freitas.

O Governo do Estado foi informado oficialmente pelo grupo argentino Inframérica no dia 5 de março sobre a desistência da operação do aeroporto, que foi licitada em 2011 como a primeira operação totalmente privada do setor no Brasil. Durante reunião, o vice-presidente do grupo, Jean Dedjeian, ressaltou os esforços do Governo do Estado para o crescimento do fluxo de voos e consequente incremento na atividade turística. O executivo também isentou a gestão estadual e a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante pela quebra de contrato, justificada pela empresa por seguidos prejuízos e dificuldades com a rigidez dos contratos e do marco regulatório da aviação.

Postado às 07h45 | 11 março 2020 |

PREFEITURA DIVULGA RESULTADO DA SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROJETOS E EVENTOS

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), publica na edição de hoje do Diário Oficial do Município (DOM), o resultado da avalição técnica da seleção pública 042-2020 para apoiar financeiramente projetos e eventos de expressões culturais religiosas.

A comissão julgadora fez avaliação técnica de onze projetos inscritos. Na categoria I foram avaliados 3 (três) projetos: Do Rosário ao Potengi: uma caminhada de fé e tradição - Festa de Nossa Senhora da Apresentação 2020 (Aprovado); Afoxé Estrela da Manhã: cotejando pela paz na sociedade (Aprovado com observação de adequação financeira no parecer); Festa de Santos Reis Magos (Aprovado com observação de adequação financeira no parecer).

Na categoria II foram analisados 4 (quatro): Bantu da cidade de Natal (Reprovado); Levitas Natal (Reprovado); Cine Terreiro (Aprovado); Coco Juremado RN A Flecha (Reprovado). Na categoria III, foram analisados 4 (quatro) projetos: Reis Yorubá (Aprovado); Exposição Fotográfica Nação Zamberacatu (Aprovado com observação de adequação financeira no parecer); Religare: expressões culturais religiosas da cidade de Natal (Reprovado); Memórias religiosas da cidade de Natal (Aprovado com observações de adequações financeiras no parecer.

O resultado e detalhes da seleção podem ser conferidos em www.natal.rn.gov.br e www.blogdafuncarte.com.br

Postado às 07h45 | 11 março 2020 |

Praia Shopping promove debate sobre empreendedorismo feminino no mês de março

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que foi celebrado no dia 8 desse mês, o Praia Shopping vai promover um encontro de mulheres para debater o protagonismo feminimo no mundo empresarial e empreendedor. No dia 19 de março (quinta-feira), no palco da praça de alimentação, a partir das 19h, algumas personalidades potiguares de muita propriedade estarão debatendo o tema: Alcyone Nóbrega, Aline Daniely, Lidiane Azevedo e Rafaela Sales.

Alcyone Nóbrega é empresária e atua como Diretora de Fomento À Mulher Empreendedora na CDL Jovem Natal. Aline Daniely é ex atleta profissional e idealizadora do Projeto Motivar, que trabalha o esporte com jovens da vila de Ponta Negra. É ganhadora do Prêmio Dez Empreendedora Social e também do prêmio nacional Shift de agentes transformadores. Lidiane Azevedo é empresária no ramo da moda e proprietária da loja Life Summer. Rafaela Sales é palestrante, coach, empresária, mentora de negócios e fala sobre lifestyle em um programa de rádio, além de CEO do Método Sim e Sim.

A gerente de marketing do shopping, Danielle Leal, conta com empolgação sobre o evento: "Falamos tanto que lugar de mulher é onde ela quiser, que queremos dar a oportunidade das nossas clientes conhecerem mulheres que alcançaram um espaço antes ocupado majoritariamente por homens, pra entenderem que são capazes de fazer qualquer coisa. Hoje muito se fala em empreendedorismo, mas quem melhor do que mulheres bem sucedidas em seus projetos pra falar sobre isso e servir de inspiração para tantas outras?". A programação é gratuita e aberta para todos os públicos.

SERVIÇO - GIRL PWR NO EMPREENDEDORISMO
Local: Praia Shopping
Data: 19 de março
Horário: 19h

Postado às 07h45 | 11 março 2020 |

Adolescente que cumpriu medida socioeducativa ganha prêmio de redação da DPU

Com 19 anos de idade, Beatriz* voltou ao Casemi Santa Catarina, em Natal, onde cumpriu sete meses de medida socioeducativa de semiliberdade, para receber o prêmio de melhor redação do Rio Grande do Norte do 5º concurso realizado pela Defensoria Pública da União.

Bia concorreu na categoria 3, direcionada ao sistema socioeducativo. O tema abordado nesta edição foi “Defender direitos, evitar desastres: como o acesso à Justiça contribui para o desenvolvimento sustentável”.

A premiação inclui medalha de honra ao mérito e tablet entregues para a estudante na segunda-feira (9), com presença da gerente da unidade, Sivonete Abreu, e do presidente da Fundase/RN, Herculano Campos, que parabenizou a todos do Casemi Santa Catarina pelo trabalho desenvolvido.

O Concurso de Redação é direcionado ao Ensino Fundamental e Médio, incluídos os alunos da modalidade Jovens e Adultos (EJA) e aqueles em cumprimento de medida socioeducativa de internação ou em situação de privação de liberdade. Além dos alunos, também podem participar internos do Sistema Penitenciário Federal e os servidores do sistema socioeducativo e penitenciário de todo o país.

Inscrita em 2019 com a redação “Desenvolvimento sustentável: utopia ou realidade?”, a socioeducanda cumpriu medida de semiliberdade até o dia 29 de outubro. A responsável pela inscrição foi a assistente social Elisângela Feitosa, idealizadora do projeto que teve como resultado a biblioteca da unidade.

“A adolescente é muito dedicada aos estudos. Sempre gostou de pegar livros e fez algumas doações também. Participou ativamente das oficinas quando estávamos preparando o espaço e motivava as outras meninas”, conta a assistente social.

Beatriz vive com pai, madrasta e quatro irmãos e é aluna do curso técnico de Geologia e Mineração no Instituto Federal do Rio Grande do Norte. A assessoria de comunicação da Fundase/RN conversou com a adolescente. Confira:

- Como tomou a decisão de inscrever sua redação?

A equipe insistiu que eu fizesse a redação. Eu comecei a achar que a redação seria mesmo muito importante não só pra mim, mas também para elas. E foi aí que eu comecei a pesquisar bem a fundo o tema e fui desenvolvendo. A questão ambiental é um problema nosso, de todo mundo. Os professores do IF também me ajudaram.

- Você gosta de escrever?

Eu gosto de escrever, mas geralmente tenho preguiça. Na Redação do IF fui bem, tirei 92.

- Quais são suas perspectivas para o futuro?

Vou terminar o curso técnico do IF no próximo ano e penso em entrar na faculdade. Ainda estou um pouco confusa, porque eu gosto de muitas coisas, de conhecer coisas novas, e ainda não resolvi minha área. Eu ainda tenho um tempo pra decidir isso, eu acho que vou descobrir em um futuro breve.

- Você participa de atividades extracurriculares no IFRN?

Sim, fui monitora do laboratório, fiz teatro e futsal.

 - Como foi sua passagem pelo sistema socioeducativo?

Olha, não foi tão difícil. Aqui elas procuram estar sempre junto, sempre conversando. Elas acreditam muito em mim. Não só em mim, em todas que passam por aqui. Elas veem algo a mais na gente, não nos olham só como pessoas que cometeram um ato infracional, elas nos veem como adolescentes normais. Não foi ruim. Foi uma experiência.

 - E isso fez você crescer de alguma forma?

Com certeza. Eu pensei que quando eu começasse a cumprir a medida ia ser tudo muito difícil, que eu teria que mais uma vez me erguer sozinha. Mas pelo contrário. Eu não me senti sozinha e não precisei me esforçar pra me manter no caminho certo.

*Nome fictício usado para preservar a identidade da adolescente.

Postado às 07h45 | 11 março 2020 |

Partage Norte Shopping inaugura Laser Clínica

Nesta quarta-feira (11), o Partage Norte Shopping inaugura, oficialmente, a Laser Clínica. A operação, especializada na depilação à laser, que funciona na alameda de serviços do empreendimento, fica localizada no corredor da Expansão.

A abertura do espaço contará com DJ, entrega de brindes, promoções, coquetel e presença de influenciadores digitais da cidade.

Expansão

Com previsão de entrega em 2022, a obra está sendo realizada em três grandes etapas, com investimento total de R$185 milhões. Após a conclusão, o Partage Norte Shopping Natal, praticamente, duplicará sua área destinada à locação, passando de 28 mil m² para mais de 45 mil m², com um acréscimo de mais de 116 lojas, sendo 4 novas âncoras, 3 megalojas, 2 restaurantes e 10 fast foods.

Para o ano de 2020, as obras contemplam melhorias internas, bem como, a ampliação da praça de alimentação, a construção do deck parking e mais lojas.

Serviço:

Inauguração Laser Clínica

Data: 11 de março de 2020;

Local: 1º piso do Partage Norte Shopping - Expansão;

Telefone: (84) 3674.8200 | 98189.8899 (WhatsApp);

Endereço: Av. Doutor João Medeiros Filho, 2395 – Potengi;

Redes Sociais: @partagenatal

Sitewww.partagenatal.com.br

​ ​