BLOG - Arquivo SA

postado às 09h00 | 22 de fevereiro de 2022

Governo propõe novo marco legal para a ciência no RN

A governadora Fátima Bezerra encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei complementar que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação do Rio Grande do Norte (PEDCTI/RN), organiza o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/RN), define procedimentos, normas e incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no âmbito estadual.

Mais do que tornar o Estado moderno e eficiente em leis e normas relacionadas à ciência com vistas a garantir segurança jurídica nessa área, o projeto propõe o fortalecimento do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundet), criado pela Constituição do Estado de 1989 e regido pela Lei Complementar 118/1993 e alterações promovidas posteriormente. A gestão da nova política será feita pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec), que passará a se denominar Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação.

Para o secretário da Sedec, Jaime Calado, a proposta do governo é fundamental para o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte porque, além de promover a integração de tudo o que existe nessa área, cria um fundo específico para o financiamento da pesquisa. "Existia um fundo de ciência e tecnologia desde a promulgação da constituição estadual (em 1989), mas nunca funcionou como devia. "Agora, sim, com essa proposta da governadora Fátima Bezerra, pela primeira vez vai ter dinheiro", assegurou.

Jaime esclarece que toda a linha de inovação, inclusive na governança, será impactada positivamente: "Com isso, todo o sistema se abre para que empresas, prefeituras, estado, instituição participem do processo. Tudo nessa lei é no sentido de aproximar governo, empresas, academia e a sociedade, um compromisso da governadora", explicou.

O projeto de lei passou pelo processo de consulta pública e ampla discussão com atores e entidades do ecossistema estadual de inovação, Fórum dos Reitores das Universidades Públicas do Rio Grande do Norte e entidades de representação empresarial do Estado, bem como foi aprovado pelo Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Conecit/RN).

"A busca pelo desenvolvimento econômico e social tem apresentado como pontos fundamentais a ciência, a tecnologia e a inovação. A pandemia deixou isso muito claro e esta política é o reconhecimento do Governo do Estado à ciência. Com ela, a governadora Fátima Bezerra reconhece que o desenvolvimento do Rio Grande do Norte está diretamente relacionado ao investimento em inovação, pesquisa, tecnologia e capacitação científica. Não há outro caminho", avaliou a professora-doutora Cicília Maia, reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Também será alterado o nome da Fapern, que passará a ser denominada Fundação de Amparo e Promoção à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte, sendo a instituição estratégica em todo o processo, pois é o órgão executor do Fundet, em articulação com todo o Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, que também será regulamentando.

De acordo com o diretor-presidente da Fapern, Gilton Sampaio de Souza, a nova legislação agrega o que há de mais moderno na área da inovação, pesquisas ambientais, o aparato ligado às startups e às incubadoras, leis modernas que o RN não tinha. Além disso, ressalta ele, cria as unidades setoriais de ciência, tecnologia e inovação, aproxima as universidades públicas das empresas, define a questão do parque científico e tecnológico, entre outras iniciativas importantes e fundamentais para o Rio Grande do Norte.

"Este Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação tornará o RN mais ágil e mais eficiente nas tramitações processuais e ações de sua área, dando um grande salto de qualidade, modernização e civilização. Esse projeto de lei se configura, em última instância, como um marco civilizatório para o Rio Grande do Norte. É algo muito grandioso para nosso Estado e simbólico nesse momento em que [o governo federal] tenta detonar o Fundo Nacional de Ciência. O RN, ao contrário, está fortalecendo, regularizando e destinando recursos", observou Sampaio.

Ele citou quatro iniciativas que comprovam o compromisso do governo Fátima com a ciência: 1) na lei que transformou o Proadi em Proedi há um artigo estimulando as empresas beneficiadas a apoiarem pesquisas em ciência e colocando recursos para a Fapern; 2) retomada do parque científico e tecnológico do Estado, que estava parado, e agora vai funcionar em Macaíba; 3) além da Universidade Estadual (UERN) e do Instituto Kennedy, foi criado um braço profissional-tecnológico com o Instituto Estadual de Educação Profissional, Ciência, Tecnologia e Inovação (IERN); 4) o novo marco regulatório deixa o Estado moderno e eficiente em legislação.

“Essa lei enviada para apreciação da Assembleia Legislativa atende a uma das metas do programa de governo da atual gestão e marca um posicionamento claro do governo da professora Fátima Bezerra, que tem na ciência sua maior base para o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Norte”, reforçou Gilton Sampaio.

 



postado às 09h00 | 22 de fevereiro de 2022

Empresa especializada no cuidado com pessoas oferece suporte psicológico

Natal acaba de ganhar um novo conceito no cuidado com pessoas.  A Hugcare, empresa genuinamente potiguar, chega ao mercado oferecendo mais do que um atendimento de excelência. No seu DNA está o cuidado humanizado, através da atenção física e mental do assistido.

“Reunimos profissionais com expertise na área, estudamos o segmento e buscamos trabalhar com o acolhimento, tratamento humanizado e com a escuta. Oferecemos uma anamnese gratuita, traçamos o plano adaptado à realidade do paciente e realizamos o acompanhamento psicológico, que já está incluso no plano”, explica Cláudio Henrique Cid Viana, fundador da empresa, que há 10 anos atua na área de saúde mental como psicólogo clínico e professor universitário, além de atuar como mediador de conflitos familiares extrajudiciais.

O slogan da Hugcare também reforça a missão da empresa: “O que vale nessa vida é o amor que criamos”. Neste sentido, a responsabilidade social reforça esta missão. Além do cuidado especial com pessoas, a HugCare oferece suporte gratuito a instituições sociais que acolhem idosos. Por meio de palestras e consultas continuadas, a ação tem como intuito melhorar a rotina dos idosos, prestar uma escuta individualizada e oferecer um plantão psicológico.

CUIDADOS ESPECIAIS NA PANDEMIA

Com a pandemia da COVID-19, cresceu também a necessidade de apoio e acolhimento às pessoas que precisam de cuidados especiais. Através de mapeamento psicológico e atendimento personalizado com profissionais experientes, é possível conseguir bons resultados para quem precisa ser assistido nesse tempo de tanta angústia. “Fizemos uma seleção criteriosa dos nossos colaboradores, promovendo capacitação de forma continuada, tudo para proporcionar ainda mais segurança a quem nos contrata. Todos os nossos atendimentos têm a supervisão de enfermeiros, que acompanham a evolução e disponibilizam relatórios personalizados”, destaca Kassandra Cavalcanti Gouveia, fundadora da empresa e pedagoga com especialização em Gestão de Pessoas.

PLANOS ADAPTADOS

Com planos flexíveis e totalmente adaptados à realidade dos que precisam do serviço, a Hugcare chega ao mercado trazendo uma experiência inovadora e com transparência na evolução da assistência ao cliente. Além de pacotes tradicionais e relatórios periódicos de acompanhamento, os planos são completamente adaptáveis, com opções a partir de seis horas, semanais, acompanhamento em pós-operatórios, viagens e eventos.



postado às 09h00 | 22 de fevereiro de 2022

Praia Shopping no clima carnavalesco com o Samba Negra 2022 e playground animado

A praça de alimentação do Praia Shopping será palco mais uma vez da 4ª edição do Samba Negra 2022, nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro. O evento, junto com a ação especial para a criançada do Playground Animado, nos dias 20 e 27, prometem dar o tom do Carnaval no shopping mais feliz da zona sul de Natal.

O Samba Negra busca enaltecer o ritmo tipicamente brasileiro e contará com a participação de grandes nomes do samba potiguar como: Isaque Galvão, Dodora Cardoso, Josy Ribeiro, Analuh Soares, Tornado do Samba e o grupo Legal D+.O público terá acesso gratuito a programação seguindo as normas da obrigatoriedade do uso de máscara e apresentação do cartão de vacinação. As organizadoras Idearte Produções e Atividade Promoções destacam que além de distanciamento das mesas e cadeiras, a área do evento conta com ventilação natural e conta com o patrocínio da Hiunday Terra Santa, Prontoclinica de Olhos e através do Programa Djalma Maranhão, da Prefeitura do Natal, e apoio do Sicoob e do Praia Shopping.

Nos dias 20 e 27, a partir das 16h, a criançada também pode se fantasiar e curtir o clima de carnaval no Playground do Praia. A ação, que acontece no parquinho no mall do shopping, também é gratuita, pet friendly e conta com banda de fanfarra, recreadores, pintura artística, personagens e distribuição de brindes. A organização destaca que, acompanhando todos as recomendações sanitárias, o uso de máscaras para maiores de 05 anos será obrigatório.

SERVIÇO:

SAMBA NEGRA 2022

SÁBADO, 26/02
14h - Analuh Soares
17h - Tornado do Samba
20h - Legal D+

DOMINGO, 27/02
13h - Josy Ribeiro
16h - Isaque Galvão & Janilson D’LosManos
19h - Dodora Cardoso

PLAYGROUND ANIMADO AOS DOMINGOS (20 e 27/02)
16h - Bandinha de fanfarra e recreadores



postado às 09h00 | 22 de fevereiro de 2022

LBV beneficia crianças de comunidades quilombolas em Pedro Avelino, Sertão do RN

A Legião da Boa Vontade - LBV, com a sua Campanha LBV – Educação: Futuro no Presente!, tem amparado em todo o Brasil, milhares de crianças e adolescentes com kits de material pedagógico (cadernos em espiral e brochura, canetas, lápis, borracha, giz de cera, lápis de cor, canetas hidrográficas, tesoura, régua dobrável, estojo e mochila), como incentivo a permanência na sala de aula, e não deixem os estudos por falta do material escolar. Nesta última sexta-feira, 18, a Instituição esteve no município de Pedro Avelino no Sertão do RN, assistindo 70 crianças nas comunidades Quilombola Aroeira, Trangola e Rio do Feijão.

Ao receber a mochila com os itens do kit, a pequena Marina Elaine, 6 anos, da comunidade Trangola, comentou de sua alegria ao receber o material escolar, que contribuirá para a realização do seu sonho, “vou estudar muito para um dia ser médica e ajudar outras pessoas”, declarou a aluna.

Diante dos impactos gerados pela pandemia da Covid-19, as famílias em situação de vulnerabilidade social, tem enfrentado o desemprego, e com isso, a falta de alimentos tem sido frequente na mesa dessas crianças. Além do kit pedagógico, cada representante familiar recebeu uma cesta de alimentos para a garantia da segurança alimentar no lar, foram mais de 1 tonelada e duzentos quilos em alimentos.

A mãe Telma Lúcia, 56 anos, tem quatro filhos, contou a Equipe da LBV, as dificuldades que enfrentou na época que era aluna, “estudava longe de casa e percorria uma légua de distância para chegar à escola. Estou muito feliz com o kit de material pedagógico, que a minha filha recebeu, ela deseja ser médica, é um imenso incentivo para ela, essa doação”, disse.  A mãe, ainda relatou da felicidade em estar levando alimento para casa. “Estou mais feliz ainda, levando uma cesta de alimentos, para oferecer aos meus filhos, só tenho que agradecer muito”, declarou.

 A Solidariedade não pode parar

Para colaborar com a LBV, acesse o site www.lbv.org ou ligue: 0800 055 50 99, para que mais famílias sejam amparadas neste momento desafiador que passam diante da pandemia do coronavírus. Acompanhe as ações da LBV em todo o Brasil, acessando os canais da LBV no Facebook e Instagram (LBVBrasil).



postado às 08h45 | 18 de fevereiro de 2022

Rogério Marinho anuncia edital voltado para ações de regularização fundiária

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, informou nesta quinta-feira (17) que a pasta lançará em março edital voltado para regularização fundiária e pequenas reformas em habitações, como parte das ações do programa Casa Verde e Amarela. Marinho deu a informação em Macapá, ao participar da abertura do Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção. 

Segundo o ministro, o edital faz parte da melhoria do programa Casa Verde e Amarela, que entregou, no ano passado, 384,1 mil moradias, com investimentos de R$ 49 bilhões, em recursos do Orçamento Geral da União e financiamentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a pessoas físicas.

“Tomamos algumas atitudes que permitiram que o programa fosse reconstruído, revigorado, levando em consideração a necessidade de atender, principalmente, as regiões mais vulneráveis, as populações mais desassistidas, aquelas onde há uma necessidade maior de se levar a condição do emprego, da renda e da habitação”, afirmou Marinho.

Aos empresários, o ministro disse que o governo estima que, atualmente, cerca de 20 milhões vivam em moradias irregulares no país.

Para ele, o foco na regularização fundiária vai ajudar a resolver esse problema. “Temos seguramente mais de 20 milhões de moradias irregulares em nosso país. Pessoas que moram em encostas, em áreas que são alagáveis, em locais que foram invadidos, áreas públicas ou privadas.” De acordo com o ministro, estima-se que sejam necessários 5 milhões a 6 milhões de moradias para levar a população a um grau de satisfação nas suas necessidades de moradia.

Com informações da Agência Brasil

 



postado às 08h45 | 18 de fevereiro de 2022

Praia Shopping recebe projeto Samba Negra 2022

Nos dias 26 e 27 de fevereiro, a praça de alimentação do Praia Shopping será palco mais uma vez da quarta edição do Samba Negra, 2022, projeto que busca enaltecer o ritmo tipicamente brasileiro. Grandes nomes do samba potiguar, como Isaque Galvão, Dodora Cardoso, Josy Ribeiro, Analuh Soares, Tornado do Samba e grupo Legal D+, vão agitar o público e esquentar o clima carnavalesco da Zona Sul.

O evento continua com acesso gratuito, mas, será obrigatório o uso de máscara e apresentação do cartão de vacinação. Além de distanciamento das mesas e cadeiras. Ressaltamos que a área do evento conta com ventilação natural.

O Samba Negra conta patrocínio da Hiunday Terra Santa e Prontoclinica de Olhos através do Programa Djalma Maranhão da Prefeitura do Natal. Apoio do Sicoob e é uma realização da Idearte Produções e Atividade Promoções.

PROGRAMAÇÃO 2022

SABADO, 26/02
14h Analuh Soares
17h Tornado do Samba
20h Legal D+

DOMINGO, 27/02
13h Josy Ribeiro
16h Isaque Galvão & Janilson D’LosManos
19h Dodora Cardoso



AUTOR

Saul Amorim