BLOG - Arquivo SA

postado às 08h45 | 24 de março de 2022

DPE/RN fará audiência pública para discutir acesso à Justiça das pessoas de rua

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN) irá realizar uma audiência pública para discutir a aplicação da Política Nacional de Atenção à Pessoa em Situação de Rua no âmbito do judiciário estadual.  A audiência está marcada para o dia 25 de março, a partir das 10h, no miniauditório da Escola de Governo.

O evento é uma proposição do Núcleo Especializado em Defesa dos Grupos Sociais Vulneráveis (NUDEV) e o Núcleo de Assistência aos Presos Provisórios e seus Familiares (NUAP). A proposta dos núcleos é discutir com a sociedade as repercussões práticas e a aplicação, no Estado do Rio Grande do Norte, da Resolução 425/2021-CNJ, que instituiu no âmbito do Poder Judiciário a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades. O encontro dará ênfase ao tema no contexto de procedimentos criminais (ações penais e execuções penais).

Instituída em 2021 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Resolução 425/2021 estabelece a Política Nacional de Atenção à Pessoa em Situação de Rua que traz diretrizes ao poder judiciário com objetivo de assegurar o amplo acesso à justiça pelas pessoas em situação de rua. 

PARTICIPAÇÃO

Por se tratar de uma audiência pública, o evento é aberto a participações espontâneas. Os interessados em enviar contribuições à discussão da matéria ou pedidos de esclarecimento, têm até às 12h do dia 24 de março para fazê-lo. As solicitações devem ser enviadas ao e-mail nudev@dpe.rn.def.br e conter a identificação do postulante. Durante a audiência, os convidados ainda poderão formular manifestação escrita ou oral com objetivo de trazer suas contribuições ao processo. 



postado às 09h30 | 23 de março de 2022

Curso Online: Gestão Financeira

Todo empreendedor sabe que a necessidade de planejamento é uma realidade, mas como alcançar uma rotina organizada? O curso Gestão Financeira possibilita que você consiga fazer a análise e o controle das atividades financeiras da sua empresa. Assim, será possível tomar decisões cada vez mais acertadas e, consequentemente, maximizar os resultados financeiros.

Ao compreender o que envolve a gestão financeira, você terá autonomia para fazer o fluxo de caixa de sua empresa, bem como o controle do giro de caixa e da verificação de estoques. Vamos lá?



postado às 09h15 | 23 de março de 2022

Unicef: Saúde mental de crianças e adolescentes piorou na pandemia

As crianças e adolescentes poderão sentir o impacto da covid-19 em sua saúde mental e bem-estar por muitos anos. O alerta foi emitido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no principal relatório da organização. Segundo o The State of the World’s Children 2021; On My Mind: promoting, protecting and caring for children’s mental health (Situação Mundial da Infância 2021: Na minha mente: promovendo, protegendo e cuidando da saúde mental das crianças – disponível em inglês), é uma consequência significativa e é apenas a ponta do iceberg. 

Uma pesquisa feita pelo Instituto Gallup em conjunto com o Unicef chama atenção para a sequela da pandemia de coronavírus e do isolamento social no público menor de idade. Os primeiros dados divulgados apontam que 22% dos adolescentes e jovens brasileiros de 15 a 24 anos se sentem deprimidos ou têm pouco interesse em fazer as coisas. Além disso, a entidade afirma que subiram os casos de transtornos mentais nesse período. A pediatra do Sistema Hapvida, Dra. Mara Sérvula, relaciona esses efeitos com a importância da escola na vida dos mais jovens. 

''As instituições de ensino têm um papel que vai além apenas da educação formal, ela é responsável também pela saúde mental e física dos pequenos. Mental é quando a gente fala do desenvolvimento de competências socioemocionais, ajuda a desenvolver habilidades cognitivas. Já a física atua diretamente na prevenção de doenças como a obesidade, por exemplo'', explica a médica. De acordo com o levantamento, os prejuízos têm relação com o tempo que ficaram longe dos espaços de convivência. Entre os principais transtornos mentais, estudos apontam que a ansiedade tem sido mais recorrente entre crianças nesse período de pandemia. 

''A criança dá sinais, torna-se menos comunicativa, tende a se isolar, apresenta distúrbios do sono e alimentares. Conversar com os filhos é de extrema importância porque é através do diálogo que conseguimos, muitas vezes, entender o que está se passando com eles'', recomenda a especialista Dra. Mara Sérvula. Qualquer mudança de comportamento deve ser observada.

 



postado às 09h15 | 23 de março de 2022

Walter Alves participa das festividades de 59 anos de Brejinho

O deputado federal Walter Alves (MDB-RN) prestigiou, na noite de ontem (21), a solenidade alusiva aos 59 anos de emancipação política de Brejinho, a 48 quilômetros de Natal. O parlamentar aproveitou a oportunidade para prestar contas das ações do mandato no município.

“É motivo de muita alegria participar dessa festa tão bonita, que celebra mais um ano de emancipação política de Brejinho. Posso olhar nos olhos dos amigos de Brejinho, e dizer que, em parceria com o prefeito Joãozinho, nosso mandato tem serviço prestado na saúde, esportes, infraestrutura e outras áreas que beneficiam a população”, disse Walter Alves.

A solenidade contou com a presença do prefeito João Gomes (MDB); deputado estadual Kleber Rodrigues (PL); prefeito de Santo Antônio, Raulison Ribeiro (MDB); prefeito de Passagem, Juninho Fagundes (MDB); vereadores, secretários municipais e população. A festa foi encerrada com show de padre Nunes.



postado às 09h15 | 23 de março de 2022

IMD realiza seleção para Residência em TI em parceria com Justiça Federal do RN

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), em parceria com a Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN), abriu processo seletivo aberto para nova turma do Programa de Residência em Tecnologia da Informação (TI).

Ao todo, são ofertadas 12 vagas para concluintes ou formados em cursos de graduação de Computação ou áreas afins. O programa tem duração de 18 meses e oferece bolsas no valor de R$ 2 mil.

As inscrições ficarão abertas até 28 de março e os interessados devem se inscrever preenchendo o formulário disponível no SIGAA, seguindo as opções Pós-Graduação > Lato Sensu > Processos Seletivos.

As vagas ofertadas estão distribuídas da seguinte maneira: quatro para Desenvolvimento de Software, três para Redes de Computadores e Infraestrutura, e cinco para Business Intelligence and Analytics.    

O programa possui carga horária semanal de 30 horas, envolvendo atividades de capacitação e de vivência profissional de acordo com Edital 01/2022. As atividades serão realizadas em formato híbrido, presencial e remoto, com previsão de início de acordo com o Anexo I do edital.

O processo seletivo será realizado em 2 duas etapas: homologação das inscrições e prova de conhecimentos específicos. A prova será realizada no dia 3 de abril em formato eletrônico pelo sistema Multiprova da UFRN. A lista dos candidatos aprovados será divulgada no dia 6 de abril no Portal IMD, na aba “Editais”.      

Residência em TI

O Programa de Residência em TI é um curso de Pós-graduação na modalidade lato sensu, caracterizado pela formação teórica e prática em ambiente de Tecnologia da Informação.     

Tem como objetivo qualificar profissionais de TI através de atividades de capacitação e de sua inserção em ambientes e projetos reais, visando aumentar o número de profissionais qualificados na área, contribuir com a sua inserção no mercado de trabalho e fomentar a inovação tecnológica em diferentes setores e organizações.

 



postado às 08h45 | 22 de março de 2022

ARVORE DE MIRASSOL ABRIGA EVENTOS VOLTADOS PARA IDOSOS E AFRODESCENDENTES 

Nos próximos dias 26, 27 de março o Espaço Cultural Marilene Dantas - Árvore de Mirassol - abriga dois grandes eventos: o Feliz Idade e a Feira Negra, ambos com entrada gratuita com atividades culturais, de lazer, serviços e apresentações musicais.

O primeiro ocorre das 15 às 21h, voltado para o público da melhor idade. Na programação, orientações para os idosos, artesanato, jogos de salão, exposição de quadros, dança e finalizado, shows do Bolero A2 e Padre Caio.

No dia seguinte, no mesmo horário, é a vez de valorizar a cultura negra, com ações que enaltecem a cultura afrodescendente. Dentre os serviços específicos oferecidos, um salão de beleza afro e um espaço de moda. Fechando a programação ainda tem show de Analuh Sores e Axezísticos.

Ambos os eventos contam com área de saúde, floricultura, artesanato e gastronomia específicas. O Feliz Idade e  a Feira Negra são uma promoção da Prefeitura de Natal, através da Lei de Incentivo  à Cultura Djalma Maranhão.

SERVIÇO

FELIZ IDADE
26 de março
Das 15 às 21h
Show de Padre Caio e Bolero A 2

FEIRA NEGRA
27 de março
Das 15 às 21h
Show de Analuh Soares e Axezísticos

*A entrada para ambos os eventos é gratuita



AUTOR

Saul Amorim